Você está aqui
Home > Cidades > Transição diretores das escolas municipais

Transição diretores das escolas municipais

Créditos: Carlos Borges

Educação promove encontro para transição entre diretores das escolas municipais

Para dar início ao período de transição das equipes diretivas da rede municipal de ensino, a Secretaria da Educação de Gramado promoveu na manhã desta segunda-feira (2) um encontro reunindo a equipe pedagógica da pasta e os atuais e novos gestores das unidades escolares, que serão empossados no dia 13 de abril.

“Essa é uma oportunidade para agradecermos àqueles que se dedicaram nesse período de quatro anos à frente das escolas do município. Alguns continuam como gestores e outros chegam agora para esse novo desafio. Nosso objetivo aqui com esse encontro é promover maior integração para que um auxilie o outro, para que todos tenhamos o mesmo propósito, de contribuir com a educação e construção da cidadania de nossos alunos”, disse a secretária Gilça Silva, ao dar início às atividades, agradecendo os profissionais pelos anos de dedicação e dando boas-vindas aos que iniciam no cargo.

A diretora pedagógica, Josiane Vasconcelos Machado, foi responsável por apresentar as principais diretrizes para o processo de transição, como detalhamento de informações, posse de documentos e orientações administrativas, antes do antecessor deixar a escola. Ela também lembrou aos presentes a indicação da lista tríplice para cargos de vice-diretor.

Na próxima semana, dia 10, às 9h30min, uma nova reunião ocorrerá com a participação de todos os professores indicados. Nesta quinta-feira (5), ocorrem as novas eleições nas escolas de ensino fundamental Maximiliano Hahn (Carniel), Pedro Zucolotto (Três Pinheiros) e Senador Salgado Filho (Piratini) para formação da lista tríplice.

A professora do maternal II, Mariane Weber, da Escola Municipal de Educação Infantil Pequenos Passos, é uma das diretoras que entrega o posto. Ela, que esteve dois anos e meio à frente do colégio, disse que a experiência muito significativa. “Todos deveriam passar por esse processo de aprendizagem e, principalmente, ver que tudo não depende do diretor e sim da equipe educacional”, comenta.

Buscando dar continuidade ao trabalho da gestora Sabrina Tomazelli, na EMEI Tia Carmelina I, Fernanda Bazzan, que assume como diretora, está ansiosa para acolher os educadores e a comunidade escolar, visando suprir as necessidades e demandas dos mesmos, e para isso, destaca a importância da parceria entre a Secretaria da Educação e a escola, para a tranquilidade e sucesso da gestão.

Roberta Gil Merck, que assumirá a EMEF Gentil Bonato, está entusiasmada com o novo desafio. Ela, que já atuou em várias redes de ensino, espera contribuir com a experiência em prol do objetivo maior, os alunos. Sem esquecer da valorização da equipe escolar, ela acredita que um funcionário feliz, fará um bom trabalho. “Gosto muito das atividades lúdicas. Penso que um ambiente descontraído e com diálogo é propício para um bom desenvolvimento dos alunos”, manifesta.

Formação para gestores no Polo da UAB Gramado

No dia 25 de abril, das 18h às 21h, a Secretaria da Educação dá início à formação dos gestores recém empossados. O curso, que vai ocorrer sempre às quartas-feiras no Polo da Universidade Aberta do Brasil, busca desenvolver competências de gestão e liderança nos participantes. No total, serão 100h de capacitação ao longo do ano.

A partir de uma abordagem interdisciplinar com leituras, debates e reflexões, o projeto prevê situações ativas de aprendizagem, nas quais o conteúdo é trabalhado de forma contextualizada e significativa, considerando os conhecimentos prévios dos profissionais e a realidade local de atuação como pontos de partida para a construção de novos conhecimentos. “Todas as informações e indicações serão remitidas ao contexto do gestor, seu ambiente de trabalho, sua comunidade e suas experiências como profissional da educação. Durante todo o curso serão criadas situações de diálogo com o professor e estudos entre os gestores e as situações reais”, destaca a diretora pedagógica da pasta.

O curso ainda tem como objetivo proporcionar o aprofundamento de estudos para o desenvolvimento de uma gestão corresponsável e participativa das organizações educacionais, bem como estabelecer o diálogo entre teoria e prática no âmbito das escolas municipais, identificando temas e problemas que representam desafios à qualidade da gestão da escola, instrumentalizando-os conceitualmente para a prática profissional.

Novas eleições em três escolas municipais

Nas escolas Maximiliano Hahn (Carniel), Pedro Zuzolotto (Três Pinheiros) e Senador Salgado Filho (Piratini), um novo processo de eleição indireta para formação de lista tríplice ocorrerá na quinta-feira (5). Isso significa que os pais e professores voltarão às urnas para eleger os nomes que integrarão a lista tríplice de candidatos para diretor.

Nestas três escolas, o processo havia sido encerrado porque, durante a eleição, foram inseridos nomes de eleitores manualmente em listas de pais, professores, educadores e funcionários previamente emitidas pela Secretaria da Educação e corrigidas pelas próprias escolas, para as quais foi solicitada a revisão e inclusão de nomes faltantes. As eleições indiretas para direção em Gramado seguiram as mesmas diretrizes de uma eleição municipal, estadual ou federal, onde não é permitida a inclusão de qualquer eleitor numa lista de votação.

Considerando os princípios de liberdade de expressão, participação permanentemente estimulada, transparência, respeito ao pluralismo e a convivência com a diversidade, previstos no Decreto nº 034/2018, que disciplina o processo de eleição indireta para formação de lista tríplice, a Secretaria da Educação buscou parecer favorável da Procuradoria do Município para que fosse possível realizar nova votação nestes três colégios. “Respeitamos o princípio maior de gestão democrática e por isso buscamos este parecer, para que a comunidade escolar possa expressar o seu desejo”, enfatizou a secretária Gilça.

Novas eleições municipais – dia 5 de abril – quinta-feira

Escolas Maximiliano Hahn e Pedro Zucolotto – 6h30min às 18h30min

Escola Senador Salgado Filho – 7h30min às 17h30min

Notícias Similares

Deixe uma resposta

*

Topo