Você está aqui
Home > Cidades > Um ano para ficar na história

Um ano para ficar na história

Professores da rede municipal, estadual e particular homenagearam escritores brasileitros durante inauguração das salas do polo, na última sexta (10). Foto: Manuela Teixeira

UAB/Gramado: Um ano para ficar na história

Polo da UAB abre as portas para a comunidade Gramadense

Dentro das comemorações do primeiro ano do Polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB) Véra Grin de Gramado, o Sábado Festivo abriu as portas do polo para toda a comunidade. Apresentações artísticas, Feira do Produtor, distribuição de mudas, feira de adoção de filhotes de animais, serviços de saúde e muitas outras atrações marcaram o último dia (11), e visitantes de diversos bairros da cidade e também turistas da região, além de autoridades e famílias dos alunos que estudam na universidade, compareceram na sede da UAB Gramado, ao lado da Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr. Carlos Nelz (CAIC), para essa grande comemoração.

Inaugurado em agosto de 2017, implantado e mantido pela Prefeitura, o Polo da UAB Gramado vem tranformando a vida dos Gramadenses com a oferta do ensino superior gratuito e de qualidade, por meio de parcerias com universidades e instituições reconhecidas. E foi isso que o Prefeito João Alfredo Bertolucci, Fedoca, lembrou durante sua participação no Sábado Festivo. “Esse primeiro ano significa o cumprimento de um projeto do nosso plano de governo, o de ensino ao alcance de todos e da educação democratizada para as mais diversas camadas da sociedade”, desatacou Fedoca.

Durante a programação, o Prefeito descerrou o mapa “UAB e arredores”, que valoriza toda a região onde está instalada a universidade, no bairro Moura. Também estiveram presentes os secretários Gilça Silva (Educação), Rosaura Heurich (Meio Ambiente), Ana Sartori (Assistência Social), João Teixeira (Saúde), José Carlos de Almeida (Turismo), Antônio Fávero (Adjunto da Agricultura), Anderson Boeira (Adjunto da Governança), Gelson Oliveira (Adjunto da Educação) e Renato Bertoja, Chefe de Gabinete. A coordenação da UAB está a cargo da professora Maria Gorete Rodrigues da Silva.

Salas ganharam nomes de escritores

Já na sexta-feira (10), as comemorações do primeiro ano do Polo UAB Gramado contaram com a inauguração das salas do local, que ganharam o nome de escritoras e escritores brasileiros, como forma de valorizar a literatura. Carolina Maria de Jesus, Mario Quintana, Clarice Lispector, Machado de Assis, Cora Coralina, Cecília Meireles, Carlos Drummond de Andrade e Paulo Leminski foram ao autores homenageados.

A trajetória de vida dos escritores foi apresentada por professores da rede municipal, estadual e particular convidados. O descerramento das plavas das salas foi feito pela Secretária da Educação, Gilça Silva, e pela coordenadora do Polo, Maria Gorete Rodrigues da Silva. Na mesa noite, ocorreu a palestra “A prática da leitura e o desenvolvimento da aprendizagem”, com a professora e doutora da UFSM, Andreia Reginato.

Programação da semana

 

No decorrer desta semana, outras atividades que integram a comemoração de um ano e que são sediadas pelo Polo da UAB é o atendimento ao público feito pelo Prefeito João Alfredo Bertolucci, o Fedoca, na quarta-feira (15), das 10h às 12h. “É com muita alegria que receberei a comunidade no polo da Universidade, uma conquista que está transformando a vida da nossa comunidade, que está realizando sonhos. Nós batalhamos muito por este Polo em Brasília, e conseguimos trazê-lo ainda nos primeiros meses da nossa administração”, conta Fedoca.

Polo da UAB oferta nove cursos

Inaugurado em agosto de 2017 e mantido pela Prefeitura, o polo Véra Grin da UAB de Gramado oferta, no total, nove cursos à comunidade. Os cursos de graduação em andamento são: licenciaturas em Pedagogia e Geografia (UNIPAMPA), Licenciatura Letras/Português (UFSM), Licenciatura Sociologia (UFSM), Bacharelado em Desenvolvimento Rural – Plageder (UFRGS), Sistemas para Internet (IFSul) e Formação de Professores para Educação Profissional (UFSM).

Além das graduações, a UAB oferta a Especialização em Matemática para o Ensino Médio (UFSM), e Curso de Aperfeiçoamento UNIAFRO – Política de Promoção da Igualdade Racial na Escola (UFRGS), que já encerrou.

PROGRAMAÇÃO DE UM ANO – POLO UAB DE GRAMADO
(Todas as atividades ocorrem no polo Véra Grin – Rua Josias Martinho, 197, bairro Moura, ao lado da EMEF Dr. Carlos Nelz – CAIC)

14 de agosto (terça-feira)
14h – Reunião do Prefeito com os secretários municipais (reunião interna)

15 de agosto (quarta-feira)
10h às 12h – Atendimento ao público pelo Prefeito João Alfredo Bertolucci – Fedoca
19h às 21h – Happy Hour para parceiros e convidados

Notícias Similares

Deixe uma resposta

*

Topo