Um convite para aprimorar o olhar | Soup News
Você está aqui
Home > #Destaque > Um convite para aprimorar o olhar

Um convite para aprimorar o olhar

Foto: Micheli Schmitt

Verão em Canela promove passeio fotográfico

“A câmara é um instrumento que ensina a gente a ver sem câmara”, a célebre frase de Dorothea Lange nos convida ao exercício de voltar a enxergar o que passa despercebido. Nestes tempos em que a rotina nos consome e nosso olhar já está no “modo automático” é necessário desnaturalizar o ver, abrir espaço para as descobertas que uma mirada mais demorada sob as coisas nos proporciona. Por isso, o Verão em Canela traz a última edição do Passeio Fotográfico coordenado pela fotógrafa Cibele Selbach. Será no próximo sábado, 11, das 8h30min às 12h30min, no Parque do Caracol, com concentração e atividade prévia na Fundação Cultural de Canela. São seis vagas com valor de R$90 por pessoa.

A atração faz parte da programação cultural do Verão em Canela, campanha que segue até o dia 31 de março, com mais de 40 empresas participantes, entre hotéis, pousadas, restaurantes, parques e atrativos turísticos e de lazer, que visam reduzir a sazonalidade, oferecendo promoções e descontos especiais no período.

Confira a seguir a entrevista com a fotógrafa Cibele Selbach:

  • Como surgiu a ideia dos Passeios Fotográficos e quantos você já ministrou?

A ideia surgiu a partir de uma necessidade dos meus alunos do curso de fotografia, que já teve 8 edições aqui em Gramado. Ao final de cada encontro sugiro uma série de atividades para eles realizarem durante a semana. No encontro seguinte ao analisarmos as imagens produzidas, invariavelmente, eles mencionavam a necessidade de que eu estivesse junto na hora de praticar os conceitos que vimos em aula. Assim, a ideia do passeio veio como uma forma de oportunizar essa prática orientada, não só para quem fez o curso, mas para qualquer pessoa que tenho interesse em fotografia, já que no início do encontro trabalhamos alguns conceitos importantes da mesma.

2- O que você, como fotógrafa, espera despertar nos participantes do Passeio Fotográfico?

Eu espero transmitir a eles o conhecimento necessário para utilizar a fotografia de forma consciente e como uma forma de expressão individual. A ideia é que ao final do encontro eles possam substituir a frustração de não conseguirmos fotografar como gostaríamos, pelo prazer de obtermos a imagem desejada.

  • Conte-nos um pouco de sua relação com a fotografia.

Comecei a fotografar em 2001, ainda como um hobby. O que me encantava na fotografia era o fato de poder mostrar a beleza mesmo das coisas mais simples. Quando fui morar em Londres em 2002 decidi fazer da fotografia minha profissão. Por lá eu trabalhei com fotografia de estúdio e casamento e também em uma escola de fotografia, que me deu experiência para ministrar os cursos que dou hoje em dia. Mesmo depois de todos esses anos, continuo inquieta na busca de conhecimento na área e de melhorar cada vez mais meu trabalho.

  • Por que a escolha pelo Parque do Caracol para o Passeio Fotográfico?

Porque no Parque temos muitas situações que facilitam a execução das atividades que proponho aos participantes. Temos a beleza natural em um contexto sereno, onde os participantes podem se focar na prática sem outras preocupações.

  • O que você acredita que represente atividades como essa para a campanha Verão em Canela?

Eu acredito que as atividades culturais que fazem parte da programação do Verão em Canela sejam fundamentais para o sucesso da campanha, pois elas são um forte motivo para que os veranistas percebam que não só no litoral existem atrações durante o período do verão.

Quem participou aprova

“Participei da primeira edição, que foi uma edição de estreia para convidados. Minha irmã foi convidada a participar e me chamou para ir junto. Foi uma experiência bem legal, onde pudemos aprender um pouco mais sobre técnicas para tornar uma fotografia melhor. Técnicas que são bem simples, mas que fazem toda a diferença em uma foto. O que me motivou a participar primeiro foi que achei a ideia genial, o tipo de coisa que eu via em filmes e sempre achava demais. Segundo, porque adoro fotografia e eu recém tinha saído de uma disciplina optativa de fotografia na faculdade e por último, quem não gosta de um passeio ao ar livre? Topei na hora! Foi incrível. Além de fazer muito tempo que não visitava o local foi uma forma de ver ele com outros olhos, para coisas que geralmente a gente nem presta atenção. Para quem curte fotografar ou fazer um passeio diferente do convencional, a experiência vale muito a pena, recomendo.”

Micheli Schmitt, estudante de Arquitetura e Urbanismo, residente em Gramado.

A campanha Verão em Canela é uma realização da ACIC – Associação Comercial e Industrial de Canela, com apoio da Fundação Cultural de Canela e Prefeitura de Canela.

Patrocinam esta campanha Laje de Pedra Hotel e Resort, Parque da Ferradura, Brocker Turismo e Rádio Clube.

Acesse o site oficial e conheça todos os participantes: http://veraoemcanela.com.br/

Acompanhe as novidades no Facebook: https://www.facebook.com/Verão-em-Canela

Foto: Micheli Schmitt

Confira a programação completa para os próximos dias:

DATA HORÁRIO ATRAÇÃO LOCAL
10 MAR / SEX 21h Canela Cine Clube – As bicicletas de Belleville (2002), de SylvainChomet – francês, animação. 80 min Multipalco
11 MAR / SÁB 16h Dia da Kombinação Multipalco
12 MAR/DOM 16h Dia da Arte Livre e Duo Folks Praça de Canela
17 MAR / SEX 21h Canela Cine Clube – Curtas gaúchos e nacionais – aprox. 90 min Multipalco
18 MAR / SÁB 16h Cia Goliardos – “O cobertor de Jane” Multipalco
19 MAR/DOM 16h Banda Capim Guiné Multipalco
19 MAR/DOM 17h Faces Produções – “Branca de Neve”- Teatro de rua Multipalco
24 MAR / SEX 21h Canela Cine Clube – Hoje eu quero voltar sozinho (2014), de Daniel Ribeiro – brasileiro, drama. 96 min Multipalco
25 MAR / SÁB 16h POP – Espetáculo de Dança – CIEP Multipalco
26 MAR/DOM 16h Gabriel Boelter– Sax Largo da Casa dePedra
31 MAR/ 21h Cover Star Beetles de Buenos Aires – Argentina Multipalco

 

Notícias Similares

Deixe uma resposta

*

Topo