Um futuro inteligente para Gramado

compartilhe:

Mateus Piveta, um dos embaixadores do evento. Fotos: Divulgação

O potencial de Gramado para prosseguir com o Programa Cidade Inteligente está também na capacidade de desenvolver o empreendedorismo no âmbito da economia criativa. Durante as reflexões, provocadas pelo evento “Lead For Tomorrow”, realizado na terça-feira, 23, no Hotel Serrazul, participantes se manifestaram motivados a tornar o Município um polo relevante em desenvolvimento de novos negócios, inovação, tecnologia e sustentabilidade.

O movimento “Lead For Tomorrow”, que teve programação dividida, justamente, nos temas tecnologia, inovação, futuro do trabalho e mindset criativo, reuniu diferentes visões sobre como inserir as ideias de empresários no contexto de Cidade Inteligente e alcançar objetivos de benefícios sociais e econômicos.

Na abertura, o prefeito Fedoca Bertolucci (PDT) disse que o poder público pode, e deve, se integrar às iniciativas que visam melhorar a vida da sociedade.

“Aos governos, cabe o papel de compreender as necessidades sociais e ajudar a viabilizar soluções, estando próximos de lideranças empresariais e da comunidade”, comentou.

O Programa Cidade Inteligente contempla uma área de sustentabilidade com questões de iluminação pública, por exemplo, substituindo o sistema tradicional por lâmpadas led e utilização de energia limpa para o consumo em prédios públicos. Da mesma forma, nas áreas de coesão social, conectividade e inovação, o Programa deverá ter impactos positivos.

VISÕES

Em plena era em que os negócios digitais, colaborativos e criativos parecem dominar o pensamento empreendedor de novas gerações, o conhecimento é fundamental. Não por acaso, a participação de universidades tem sido destaque.

“Os parques tecnológicos são referências importantes na ligação entre pesquisas e empresas”, resumiu o diretor do Tecnopuc, da PUC-RS, Rafael Prikladnicki.

Por outro lado, segundo Luiz Cláudio Parzianello, da empresa Surya, uma das organizadoras do encontro, muitas companhias precisam trabalhar internamente seu modelo de gestão para ter melhores resultados e aí, sim, terem interações com parceiros em busca de inovações.

No final da manhã, um painel com a participação de Daiana Monzon (do TechPark Feevale), Sandro Cortezia (Ventiur), Leonardo Comparsi (LC Works) e Cristian Basilio (Dufrio) reforçou a ideia de que inovação é um processo cada vez mais coletivo.

“Conectividade é o que estamos vivendo. Por exemplo, na Dufrio estamos trabalhando inovação e tecnologia para que possamos proporcionar ao meio ambiente um menor impacto do consumo de produtos elétricos. Isso ocorre também olhando o lado dos clientes, podendo gerar economia. Faz sentido para nós que eficiência energética, a partir de placas fotovoltaicas, seja uma área de negócio. Ela demonstra que a empresa está preocupada não somente com o ambiental, mas com o impacto social e econômico na sociedade”, disse o diretor de inovação da Dufrio, Cristian Basilio.

Na parte da tarde, o “Lead For Tomorrow” contou com a presença do secretário adjunto de Governança e Desenvolvimento Integrado de Gramado, Anderson Boeira, que detalhou como a Prefeitura pretende encaminhar a implantação de um parque de inovação e tecnologia, chamado Gramado Unlimited.

“Nos moldes dos parques já estabelecidos no Rio Grande do Sul, como na PUCRS e na FEEVALE, o conjunto de empresas deverá se dar buscando integrar projetos que se complementem e que gerem oportunidades de inovação”, explicou.

O diretor da Ideality Consultoria, Luiz Barrionuevo, mostrou a experiência da cidade de Waterloo, no Canadá, fazendo referência ao potencial que Gramado também pode conquistar.

“Naquela região, devido ao incentivo de governos locais, surgiram mais de 15 mil empresas de tecnologia. Acredito que sejam mais de 5.200 startups e 200 mil profissionais da área de TI”, revelou.

O “Lead For Tomorrow” encerrou com um painel sobre economia criativa. O evento foi coordenado pelas empresas Surya – Gestão para um mundo digital, Muttare – Consultoria de Gestão e Instituto de Estudos em Gestão Empresarial (IEGE) com o apoio da Prefeitura de Gramado.

Texto: Roque Tomazeli (com assessoria de Imprensa do evento)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nossos Colunistas