Você está aqui
Home > Cidades > Vacinação em dia nas escolas

Vacinação em dia nas escolas

Exigência: atestado de vacinação para matrículas escolares

Com o objetivo de aumentar a cobertura vacinal em Gramado e consequentemente a proteção de toda comunidade, a Secretaria da Educação passou a exigir Atestado de Vacinação nas matrículas e rematrículas de todas as crianças e adolescentes que ingressarem ou estejam estudando na educação infantil e no ensino fundamental da rede de ensino. As inscrições iniciaram nesta segunda-feira (8) e seguem até o dia 31.

Com isso, a Secretaria da Saúde busca manter a meta do município, vacinando mais de 95% da população alvo, evitando assim que a comunidade esteja vulnerável a doenças trazidas de outros locais.

O documento exigido será emitido nas salas de vacina, mediante análise da situação vacinal da criança e do adolescente e atualização do calendário através da aplicação das doses que eventualmente não tenham sido realizadas ainda ou que estejam em atraso.

A enfermeira Ellen Pedroso, da Vigilância Epidemiológica, informa que o atestado tem validade de um ano e não substitui a carteira de vacinação convencional, que continua sendo o comprovante oficial de vacinação, válido em todo o território nacional. “Até os 15 meses a criança deve receber várias vacinas, com periodicidade menor que um ano, por isso deve-se manter atualizada a carteirinha. Essa ação visa ampliar nossa cobertura vacinal”, destaca.

Ainda é importante que o Cartão do SUS esteja atualizado para viabilizar o registro das vacinas no Sistema Nacional de Imunizações.

Como conseguir o Atestado de Vacinação?

Levar a criança munida de documentos e carteira de vacinação até a sala de vacina mais próxima. As Unidades Básicas de Saúde (UBS) que tem sala de vacina são:

UBS CAIC: das 8h às 11h e das 14h às 17h.

UBS Nailor Balzareti: as 8h às 11h e das 14h às 16h30.

UBS Centro: das 7h30 às 11h e das 13h30 às 17h.

UBS Várzea Grande, na Vila Olímpica: 7h30 às 11h30 e das 13h às 18h.

Dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone (54) 3295-7100 ramal 528, na Vigilância Epidemiológica, ou por e-mail acoesemsaude@gramado.rs.gov.br

Documentos para matrícula nas EMEIs e EMEFs:
Original e xerox:
– certidão de nascimento;
– CPF e RG Dos responsáveis
– CPF da criança (obrigatório) e RG (não obrigatório)
– comprovante de residência atualizado em nome dos responsáveis;
– cartão de SUS da criança;
– atestado de vacinação (original obtido pelo responsável em postos de saúde com sala de vacinação).
– 02 fotos 3×4 da criança

Notícias Similares

Deixe uma resposta

*

Topo