Vacinação on-line

compartilhe:

Centro de Saúde do Centro é local de vacinação. Foto: Divulgação

Mais fácil: certificado internacional de vacinação on-line

O Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP), para quem pretende viajar ao Exterior, agora pode ser obtido de modo on-line. Segundo a Secretaria da Saúde de Gramado, a modalidade passou a valer a partir do dia 29 de janeiro deste ano.

Para saber as exigências de viagem de cada país, o interessado deve consultar as informações disponíveis no Sistema de Emissão do CIVP, na aba “Exigências de Viagem”.

A vacina deve ser feita em um posto de saúde do SUS ou em serviço de vacinação privado credenciado – no caso da febre amarela, 10 dias antes da partida.

Para o atendimento presencial, o interessado deve fazer um pré-cadastro em https://viajante.anvisa.gov.br, opção “cadastrar viajante”.

No caso de atendimento web, o interessado deve fazer um cadastro no Portal de Serviços do Governo Federal para emitir o certificado de modo on-line e imprimir em casa.

Mais informações na central de atendimento da Anvisa (telefone 0800 642 9782) ou na Vigilância Sanitária de Gramado (telefone 54 3295 7100).

FEBRE AMARELA

A febre amarela é uma doença infecciosa aguda, de curta duração (até 10 dias) e gravidade variável. Os principais sintomas são febre, dor de cabeça, calafrios, náuseas, vômito, dores no corpo, icterícia (pele e olhos ficam amarelos) e hemorragias.

A doença é transmitida pela picada de mosquito transmissor infectado e não de pessoa para pessoa. Se o paciente não receber assistência médica, pode morrer.

A imunização pode ser realizada no Centro Municipal de Saúde (manhã e tarde) e nas unidades do Pórtico II (manhã) e Várzea Grande (manhã e tarde).

 

Texto: Roque Tomazeli

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nossos Colunistas