Inspiração para o Sabores de Canela

compartilhe:

Vem do interior a inspiração para as criações do 10º Sabores de Canela

A valorização dos produtores locais está traduzida na criatividade das receitas
Aromas e texturas que brotam do chão. O fruto da terra que chega às cozinha dos restaurantes serve de inspiração para que os chefs criem pratos exclusivos para essa 10ª edição do Sabores de Canela. Como o próprio nome já diz, são os sabores da cidade – produzidos aqui – que estão em destaque nesse ano. A mudança foi bem recebida pelos proprietários de restaurantes, hotéis e pousadas, que viram uma oportunidade de apresentar o que têm de melhor, valorizando também seus chefs residentes e mostrando seus diferenciais.
REPOSICIONAMENTO
Para realizar a 10ª edição do Sabores de Canela, a Associação Comercial e Industrial – ACIC apostou no reposicionamento do evento. A especiaria canela, que até então era a principal referência para que os hotéis e restaurantes apresentassem seus pratos, cedeu espaço para uma nova conceituação do evento. Com a participação de 13 restaurantes, sete pousadas e hotéis além da Feirinha Ecológica de Canela, o roteiro gastronômico iniciou no dia 1º e segue até o dia 30 de setembro.
PASSEIO GASTRONÔMICO
Nesse novo formato, cada restaurante seleciona o produto que mais lhe agrada dentro da lista fornecida pelos produtores e faz sua criação partindo dessa escolha. A comunidade de Canela e região, assim como os turistas, tem a oportunidade de fazer um passeio gastronômico durante esse período conhecendo lugares e pratos novos.

Férreo Restaurante e Fiambreria apresenta sequência

“Não pensamos em trazer apenas um produtor. Aqui no Férreo nós já temos como premissa a valorização dos produtores locais, tanto é que muitos desses produtos que estão nas receitas dos nossos pratos podem ser comprados aqui em nossa fiambreria. Então, para a nossa participação no Sabores de Canela sugerimos aos clientes uma sequência, que inclui uma salada, prato principal e sobremesa, todos com ingredientes locais”, revela Manoel Oliveira, chef do Férreo Restaurante.
Ele descreve em detalhes o que foi incluso de cada produtor nas receitas. “A salada verde inclui packs produzidas pela Verde Verso, do Danilo e do Renan. Também inclui o queijo do produtor Vanderlei e as nozes defumadas do seu Gumercindo. O ravióli é feito um a um, manualmente, e o recheio é com queijo colonial do Vanderlei, ali da Queijaria Alvorada Missioneira, no Morro Calçado, interior de Canela. A receita ainda inclui os cogumelos frescos da dona Marisa, lá da Linha Ávila, em Gramado. E para completar, o molho à carbonara leva as gemas dos ovos das galinhas felizes produzidas pelo Eliézer, lá na Serra Grande, também em Gramado. A sobremesa é uma panqueca, que é servida quentinha e tem como destaque o doce de leite produzido pelo seu Vanderlei, com as nozes lá do seu Gumercindo”, explica Manoel.
O prato está saindo muito bem, estamos muito satisfeitos, pois está tendo uma aceitação muito boa. Valorização do pequeno produtor, o produtor orgânico. Quando foi pensado, valorizar esses produtores. Temos a venda para comprar aqui na fiambreria.

Petit Sabores: dias 27, 28 e 29 de setembro

No último final de semana de setembro – dias 27, 28 e 29 – acontece o 3º Petit Sabores de Canela, uma mostra gastronômica na Praça João Correa, aberta ao público, onde a gastronomia e a sustentabilidade também estarão em evidência, seja nos pratos preparados pelos restaurantes, hotéis e pousadas, seja nas oficinas e workshops voltados a temática sustentável, onde muitas técnicas e experiências serão compartilhadas. Uma programação cultural e a participação dos artesãos locais completam o mix de atrativos do evento, que tem a produção da Touché Cultural e busca envolver a comunidade e os turistas em torno do que Canela tem de melhor.

RESTAURANTES PARTICIPANTES DO 10º SABORES DE CANELA
1. Abbiamo Fatto Pizza Napoletana/The Petit
2. Casa do Pinóquio Restaurante
3. Cervejaria Farol
4. Confeitaria Martha
5. Férreo Restaurante e Fiambreria
6. Galangal Leve
7. Gif Burgers and Beef
8. Ginger House Doces
9. Parppadelle Massas Finas
10. PontoCom/Surprice
11. Restaurante Sabor de Casa
12. Shikki Sushi
13. Viking Bier

HOTÉIS E POUSADAS PARTICIPANTES DO 10º SABORES DE CANELA
1. Grande Hotel Canela
2. Estalagem Vila Suzana
3. Pousada Blumenberg
4. Pousada do Bosque
5. Pousada Encantos da Terra
6. Pousada Jardim Azul
7. Vila Suzana Parque Hotel

PARTICIPAÇÃO ESPECIAL
1. Feirinha Ecológica de Canela

 

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nossos Colunistas