O vazio das “mensagens inteligentes”

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Imagem criada por IA em 8 de janeiro de 2024 às 4:17 PM

O vazio das “mensagens inteligentes”

Será que é cedo demais para começar a alertar sobre as desvantagens do uso indiscriminado e impessoal do Chat GPT?

Que essa ferramenta de inteligência artificial veio para agregar – e muito – na vida de todos, especialmente nas dos criadores de conteúdo, disso eu não tenho dúvida. Mas com a enxurrada de mensagens com ares de “automáticas” entre o Natal e o Ano Novo, me senti no compromisso de fazer esse alerta: precisamos evitar a “epidemia das mensagens vazias”.

Inúmeros textos no formato “copia e cola”, e até mesmo vídeos com scripts escancaradamente “assinados” pela IA (inteligência artificial), marcaram minha timeline do Instagram nessa virada de ano. Fiquei assustada com o “fenômeno” e me perguntei se somente eu que estava percebendo isso. Abri uma enquete no meu perfil, e 92% dos meus seguidores, que responderam, disseram ter percebido o mesmo padrão em suas redes. Perguntei, também, se eles utilizavam o Chat GPT para os negócios: 60% responderam que sim.

Para os que ainda não se inteiraram sobre a ferramenta, o Chat GPT é um grande facilitador na geração de textos e conteúdo para os mais diversos fins: desde a criação de legendas para redes sociais e chamadas para venda de produtos, até mensagens de cartões de aniversário, tudo o que a imaginação permitir solicitar para a plataforma.

De maneira simplificada, ao invés de receber uma lista de links em uma pesquisa, como estamos acostumados, o Chat GPT consegue entender e responder às dúvidas dos usuários com linguagem textual natural, como se fosse um bate-papo.

O problema? Para mim, despersonalização. Parece óbvio, mas o óbvio precisa ser dito. Sem o toque humano, muito em breve será insuportável “habitar” as redes sociais. O sentimento de estar relendo e ouvindo “a mesma coisa” por todos os lados será uma triste realidade, especialmente nas datas comemorativas, como foi agora o Natal e o Réveillon: um desfile de palavras bonitas vazias.

A solução? Inspire-se! Aprenda a utilizar a ferramenta a seu favor. Obtenha as respostas, use os atalhos, mas antes de sair postando e/ou enviando as mensagens, lembre-se de traduzir para a sua própria linguagem os textos. Não se prenda somente às “palavras bonitas”, adapte ao seu linguajar, à sua voz. Dessa forma, a sua essência estará presente e, com ela, uma assinatura única no mundo, assim como deve ser.

E, por isso mesmo, acredite: a inteligência artificial não vai nos substituir. Máquinas são para respostas, humanos são para perguntas. O toque humano se faz, mais do que nunca, indispensável!

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Liane Weber

Bacharel em Hotelaria pela Castelli (2009) e Especialista em Gestão Empresarial com Ênfase em Serviços pela Feevale (2012). MBA em Marketing, Branding e Growth pela PUC/RS (2023). Atualmente, está cursando sua terceira Pós-Graduação, desta vez em Design de Interiores, Decoração e Ambientação pela PUC/RS.

Experiência de mais de 10 anos de atuação em negócios de luxo, desde hotéis da rede Relais & Châteaux no Brasil e na França, passando por casa de eventos de luxo, varejo de móveis de design autoral e, atualmente, incorporação imobiliária. Atua, desde 2020, como Gerente Comercial da CHD Incorporadora.

Aqui vocês encontrarão insights imobiliários relacionados a estratégias de marketing e diferenciação, bem como tendências e cases relevantes desse importante mercado no cenário nacional e global.

Redes sociais: @liane_weber / @insight.imobi

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