O QUE É O AYURVEDA?

compartilhe:

É sabido que, desde o início da humanidade o Homem busca por saúde, paz, prosperidade e qualidade de vida. Para alcançarmos esses objetivos o Ayurveda nos mostra o caminho.

Ayurveda significa ‘conhecimento da vida’ e é uma terapia milenar de cura, o mais antigo que se tem registro, datando de mais de 5 mil anos, com berço no vale do Hindu, na Índia.

O nosso corpo, a nossa mente e o meio onde vivemos são constantemente permeados por energias. Se levarmos uma vida boa, as energias fluem bem. Mas se temos hábitos ruins, má alimentação, problemas emocionais ou traumas físicos, as energias tendem a se desequilibrar. Quanto mais desequilibrados, mais toxinas acumulamos e, consequentemente, aparecem as doenças físicas e emocionais. Para as questões de doenças, o Ayurveda, em sua essência serve para nos livrar das toxinas e para trazer mais equilíbrio na vida.

O ideal é envelhecermos com uma boa saúde, correto? Pois bem, o Ayurveda também é conhecido como a ciência da longevidade pois ensina como devemos alimentar o corpo, a mente e a alma de maneira saudável e compatível para cada ser humano.

O Ayurveda entende que tudo no universo é constituído pelos cinco grandes elementos da natureza: ÉTER, AR, FOGO, ÁGUA E TERRA. Somos o microcosmo do macrocosmo! Desses cinco grandes elementos, que são as substâncias que permeiam nosso corpo e nossa existência, há três combinações que se resultam nos DOSHAS (biotipo) chamados de VATA (éter + ar), PITTA (fogo + água) e KAPHA (água + terra). Todos nós somos regidos pelos três doshas, uma vez que carregamos os 5 elementos em nossa constituição. Porém, cada um de nós tem uma manifestação diferente dos doshas, até porque o Ayurveda reconhece que cada pessoa tem sua própria configuração.

Para o Ayurveda, cada indivíduo é único e tem uma constituição psicofísica que é só sua e isso nos faz pensar que cada pessoa vai reagir diferentemente a tudo na vida! Para saber qual o biotipo de cada pessoa, devemos olhar para nosso corpo físico e analisar alguns aspectos, como: Fisicamente sou: magro, encorpado ou bem estruturado? Mentalmente sou: disperso, raivoso ou acomodado? Tenho: dor nas articulações, gastrite ou sobrepeso? Para uma análise mais precisa e detalhada, é indicado uma consulta com um profissional de Terapia Ayurveda, que vai analisar desde a sua língua, pele, pulso, cabelos, sistema digestivo, sono, exercícios, meditação, etc., para então lhe dizer qual sua atual constituição psicofísica, ou seu dosha predominante e se você está com alguma desarmonia (doença). Após essa análise, o profissional vai explicar tudo sobre você e dizer quais os alimentos que você deve ou não comer, qual o melhor exercício, a melhor hora de ir dormir, entre outros detalhes que cabem somente a você. No Ayurveda tratamos o indivíduo de forma única e individual.

Quando os doshas estiverem em desequilíbrio, surgem as doenças e desarmonias:

– DESEQUILIBRIO EM VATA: secura, perda de peso, inquietação, gases, constipação, ansiedade, medo, insônia, problemas e dores nas articulações, dor muscular.

– DESEQUILIBRIO EM PITTA: azia, gastrite, úlcera digestiva, hepatite, diarréia, suor excessivo, pele sensível, vermelhidão, ciúmes, agressividade, irritabilidade, acne e enxaqueca.

– DESEQUILIBIO DE KAPHA: ganho de peso, lentidão, preguiça, diabetes, colesterol, bronquite, aumento de secreções, sinusite, tosse, alergias respiratórias e apego.

Por isso, para começar um tratamento com a Medicina Ayurveda, antes de tudo é preciso entender como seus doshas funcionam e quando eles estão em desarmonia.

Após todas as análises feitas e então identificado os doshas, partimos para o tratamento. Como o Ayurveda olha para vários aspectos da sua vida, ele também vai trabalhar com diversos tratamentos.

ALIMENTAÇÃO EQUILIBRADA: “somos o que podemos digerir”.

– MASSAGEM AYURVEDA: com óleos, pós, ervas. Tudo depende da sua necessidade.

YOGA: você aprende a respirar, exercita várias partes do corpo e aprende a meditar.

FITOTERAPIA: uso de plantas medicinais.

A falta de conhecimento de quem realmente somos é a maior causa do sofrimento humano. A partir do momento que me conheço como pessoa, como ser em evolução, posso evitar todo e qualquer sofrimento gerado nessa e em outras vidas.

A medicina Ayurveda está ganhando o mundo e as pessoas estão descobrindo o poder de se tratar com os saberes alternativos, prezando por um entendimento que une corpo, mente e alma e, evitando remédios que podem ter efeitos colaterais negativos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nossos Colunistas