Noivas de Vestido Preto

compartilhe:

Costume das descendentes alemãs e das irreverentes

À primeira vista, uma noiva vestida de preto pode causar estranhamento. Por fugir da cor tradicional, por ser o inverso do branco. Mas esta também pode ser uma escolha interessante para um vestido de noiva irreverente.

A cor preta não é a mais usual para noivas, mas grandes estilistas, como Vera Wang, e famosas, como Avril Lavigne, Shanae Grimes (que se casaram em 2013), e Sarah Jessica Parker, em 1997, adotaram esta cor para os seus vestidos.

O vestido preto traz consigo uma “imagem” de mistério, sendo o escolhido por noivas que seguem um estilo gótico, punk ou rock. Não é uma regra. Pode ser apenas uma escolha estética de noivas que querem fugir do tradicional, que querem inovar no altar.

Até o começo do século XX era comum as noivas, de origem alemã, se casarem de preto. Na época, só o véu era branco, e somente em algumas ocasiões. Em Nova Petrópolis (RS) o costume se estendeu até a década de 1930. A explicação para tal tradição era o baixo poder aquisitivo da família da noiva. Ela se casava de preto, porque assim o vestido poderia ser usado mais vezes do que um de cor clara.

MEUS AVÓS PATERNOS GUILHERMINA ALTREIDER PETRY E OTTO PETRY –
CASAMENTO EM 1919 ( foto: acervo de família)

Como Nasceu a Tradição na Alemanha

Já na Alemanha, o vestido preto era um sinal de luto. Na Idade Média, durante o Feudalismo, os trabalhadores eram conhecidos como vassalos, e tinham um regime de trabalho quase escravo.

Os nobres da época, conhecidos como senhores feudais, tinham o “direito” à primeira noite, com a noiva de seus vassalos, antes do casamento.

O uso do vestido preto, nasceu em protesto a esta prática, que se chamava “ius primae nox”.

Tradição histórica

São várias as tentativas de explicar o uso do preto pela noiva. Uma das explicações é que a vestimenta negra simboliza a morte social e a separação da noiva de sua família, pois quem se desloca de sua rede de parentesco é a mulher.

De acordo com o pesquisador Helmar Rölke, em seu livro ‘Raízes da Imigração Alemã’, a tradição da cor tem a ver com os costumes na Alemanha.

“Indicam-se dois motivos: geralmente os casamentos aconteciam depois da colheita, no início do outono, quando a temperatura já podia cair consideravelmente. A cor preta absorvia melhor o sol, esquentando mais sobre o corpo. O segundo costume tinha a ver com a questão religiosa. A cor preta simbolizava respeito diante do momento religioso na igreja”, descreve o autor.

Mas independente da cor do vestido, o mais importante no casamento é a felicidade da noiva com suas escolhas e seu dia marcante. O casamento é o êxtase de um sentimento. Vestidos são a simbologia de uma noiva, que escolheu viver o amor e a felicidade. E a cor estará ali para retratar este sorriso de alma.

FOTO :   Shanae Grimes ( divulgação google )

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nossos Colunistas