Projeto Todo Dia Tem Arte encerra a maratona de atividades em diversas linguagens artísticas
Grupo Daiene Cliquet realizou um mês de ações culturais tendo alcance de 50 mil pessoas pelas plataformas digitais
O projeto Todo Dia Tem Arte, que foi planejado para ser totalmente presencial e aconteceria no início de março, teve que ser adaptado devido a pandemia. Com isso, o desafio do grupo Daiene Cliquet Artes foi maior com a readequação das atrações.
Cesar Cliquet explica que os materiais que seriam utilizados nas dez modalidades de aulas presenciais, foram entregues nas comunidades contempladas pelo projeto. Ao todo, mais de 403 unidades foram distribuídas. Um cadastro prévio foi realizado e o grupo entregou pessoalmente os materiais na área rural e em diversos bairros da cidade. “A comunidade abraçou o projeto, fomos muito acolhidos por todos, onde muitos nos relataram ser a primeira vez que alguma atividade artística chegou até eles. Eles estão nos retornando com imagens e vídeos das vivências que estão tendo e são resultados surpreendentes”, relata.
Para Daiene Cliquet, o envolvimento é muito mais que artístico. “Ouvimos muitos relatos de pessoas que estão desempregadas e este deverá ser o início de uma nova atividade. Isso nos dá a sensação de dever cumprido, pois o objetivo principal do projeto era fomentar a cadeia produtiva de cultura. Sendo assim, são sementes espalhadas na comunidade, mais importante do que nunca nestes tempos de tanto desemprego”, conclui a proponente. Como compromisso com a sustentabilidade, o grupo utilizou o mínimo de plástico necessário nas embalagens, optando por embalagens de papel na entrega dos kits.
Na internet
De forma on-line, durante 30 dias de atividades, Daiene Cliquet Artes entregou dez modalidades de oficinas de artesanato, cinco apresentações de teatro de bonecos e teatro lambe-lambe, além de contações de histórias com Fernanda Ghesla e Jéssica Rodrigues. O artista plástico Jorge Herrmann foi convidado para ministrar um workshop de percepção ambiental, envolvendo três encontros on-line, com foco no Parque dos Pinheiros, de Gramado. O resultado foi 7 mil pessoas engajadas e 50 mil pessoas alcançadas. Para a entrega dos kits, o grupo fez 460 quilômetros na comunidade de Gramado.
Para quem ficou curioso sobre o conteúdo proposto pelo grupo, as atividades seguem com apresentações no Instagram @DaieneCliquetArtes, de 13 a 18 de dezembro, com a reapresentação da Terceira Mostra de Teatro Lambe-lambe, sempre às 19 horas. Além disso, todas as atividades estão abertas nos canais Daiene Cliquet Artes no You Tube e Facebook, garantindo o acesso livre do conteúdo para todos.
O projeto Todo Dia Tem Arte faz parte do edital Arte por toda parte, com financiamento da Prefeitura de Gramado e Pró Cultura do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.