13ª edição do Desafio Voluntário

compartilhe:

Rede Parceiros Voluntários apresenta 13ª edição do Desafio Voluntário

A exemplo do ocorreu em 2020 devido ao cenário de distanciamento social causado pela pandemia de covid-19, a campanha de mobilização será realizada virtualmente

O mês de agosto é marcado como um importante período para as soluções sociais cocriadas pela sociedade civil. Afinal, no dia 28 de agosto é comemorado o Dia Nacional do Voluntariado. E para celebrar a data, a Rede Parceiros Voluntários lança o 13º Desafio Voluntário, uma ação nacional que busca ampliar a participação de pessoas em ações voluntárias nas mais diversas frentes. A exemplo do ocorreu em 2020 devido ao cenário de distanciamento social causado pela pandemia de covid-19, a campanha de mobilização será realizada virtualmente. A plataforma Parceiros Conecta, uma página especial para o Desafio Voluntário, estará à disposição para que os voluntários, individualmente ou em grupo, deem visibilidade para suas ações, inserindo fotos, vídeos e contando o que estão realizando.

Segundo Daniel Santoro, presidente do Conselho de Administração da Parceiros Voluntários, ainda que a necessidade de cumprir o distanciamento social e os demais protocolos de segurança da pandemia inviabilize algumas das estratégias de voluntariado, é essencial nos adaptarmos. “A pandemia não pode ser um impedimento para o exercício das ações solidárias. Existe uma demanda de ajuda humanitária a ser atendida por todo o tecido social. E, se não pode ser realizada com os métodos tradicionais, que seja com outras alternativas. Afinal, a procura por aplicar inovação em nossos processos também é um exercício de cidadania”, analisa.

Diante desta iniciativa, fica a questão: como fazer voluntário sem desrespeitar os protocolos de segurança contra a pandemia? A Parceiros Voluntários separou algumas dicas:

1 – Criar diálogos online entre gerações

Através de um smartphone temos todo o mundo na palma da mão. Porém, esse aparelho tão presente em nosso cotidiano também faz algo um tanto curioso: ele telefona. Então, que tal ligar para uma pessoa que está em situação de isolamento social? Com a pandemia do Covid-19, os idosos tem sido o público mais afetado. Entre em contato com uma Organização que trabalha com esse público na sua cidade e se disponibilize para bater um papo com um idoso que está em isolamento social. 

2 – Compartilhar conhecimento

Se você é bom em matemática, por exemplo, por que não compartilhar este conhecimento com outra pessoa que está tendo dificuldade? Entre em contato com uma escola ou uma Organização Social e disponibilize um horário em sua agenda para fazer esta ação. 

3 – Mobilizar rede pessoal para arrecadar itens de necessidade (desafio familiar)

Outra possibilidade é fazer uma competição do bem na sua família e em seu grupo de amigos. Monte times e lance um desafio de arrecadação. Este é um jogo em que todos vão sair ganhando.

4 – Leitura auditiva

Você pode gravar livros, como poesias, contos, crônicas e encaminhar para uma ONG que trabalha com deficientes visuais. Para isso, basta você acionar uma instituição que trabalha com esse público e disponibilizar a ação. Veja com eles o que gravar, que história é mais interessante, qual o formato ideal e pronto. 

5 – Compartilhar habilidades 

Que habilidades você tem? E de que vale ela ficar somente com você? Hoje, com as novas tecnologias, vivemos a era da colaboração. Se eu sei tocar violão, por que não ensinar outra pessoa?

Está mais do que claro que, com criatividade e espírito empreendedor, temos a oportunidade de reinventar os processos, as instituições e o próprio voluntariado. Todos os vídeos com registros das ações podem ser publicados até o dia 05 de dezembro, o Dia Internacional do Voluntariado, através do site da Parceiros Voluntários: https://www.parceirosvoluntarios.org.br/desafio/ 

Sobre a Parceiros Voluntários:  Organização Não-Governamental, sem fins lucrativos e apartidária, a Parceiros Voluntários foi criada em janeiro de 1997 por iniciativa do empresariado do Rio Grande do Sul, tendo como Visão “viver numa sociedade sustentável tendo por base pessoas éticas e participativas”. A partir da crença de que toda pessoa é solidária e um voluntário em potencial, a Parceiros Voluntários atua em todo o território nacional e possui sedes no Rio Grande do Sul e São Paulo. A ONG mobiliza, articula e coordena múltiplas redes de relacionamentos, com os diferentes setores das comunidades, para cocriarem soluções  que visam a integração dos sistemas econômicos, sociais, ambientais, políticos e culturais na construção de um Brasil mais próspero e solidário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nossos Colunistas