Kikito, símbolo máximo do Festival de Cinema de Gramado. Diego Vara / Pressphoto
Festival de Cinema de Gramado chega ao cinquentenário mantendo equipe e projetando volta do público ao Palácio dos Festivais
Prestes a completar 50 edições ininterruptas, o Festival de Cinema de Gramado prepara uma edição histórica. E, aos poucos, as novidades vão sendo reveladas: a organização do evento já anunciou a adição de Dira Paes à equipe de curadores, assim como uma nova mostra competitiva dedicada a documentários nacionais. Contudo, o que mais se especulava era se a edição de número cinquenta teria o retorno do público à cidade. Devido ao avanço da vacinação no Brasil, a Gramadotur, autarquia municipal responsável pelos eventos da cidade, afirma que trabalha para que, após dois anos, tenha-se novamente artistas, imprensa e público ocupando o Palácio dos Festivais.
E para que toda a magia do cinema ganhe forma, por trás dos holofotes está uma equipe engajada, composta por cerca de 20 profissionais de diversas áreas. Jornalistas, publicitários, fotógrafos, realizadores audiovisuais, arquitetos, relações públicas e administradores são responsáveis por tirar o evento do papel. Durante os meses que antecedem o evento, este número de profissionais chega a 350.
A realização do festival é da Gramadotur, presidida por Rosa Helena Volk. Diego Scariot, diretor de eventos da autarquia, é, mais uma vez, o executivo do Festival de Cinema. O jornalista, crítico de cinema e professor universitário Marcos Santuario segue à frente da missão de selecionar os filmes que competirão pelo cobiçado Kikito. Ao seu lado, a atriz e cantora argentina Soledad Villamil e a atriz Dira Paes. Os três são responsáveis pela curadoria dos longas-metragens brasileiros, latinos e documentais. Completando a equipe, o programador Leonardo Bonfim é o encarregado da curadoria dos longas gaúchos.
A produção fica com Léo Scott e Primeira Fila Produções na coordenação de conteúdo, enquanto Alessandra Ceratti e Jaqueline Rossi são as responsáveis pela gerência de produção. Quem assina a direção de palco do evento é novamente Rubens Bandeira.
Com a experiência de mais de 20 edições, a Pauta – Conexão e Conteúdo segue à frente do gerenciamento da comunicação do evento, assumindo assessoria de imprensa, relacionamento de comunicação e redes sociais. O serviço fotográfico é da Agência Pressphoto, comandada pelo renomado fotógrafo Edison Vara. A campanha é assinada por Gustavo Melo, da agência de publicidade gramadense Gemelo Creative, enquanto a cenografia fica por conta da empresa Nowhere EXPD, de Daniela Corso.
O 50º Festival de Cinema de Gramado ocorrerá entre os dias 12 e 20 de agosto de 2022 e contará com sessões presenciais, no Palácio dos Festivais, pela televisão e pelo streaming.