Foto: Cleiton Thiele
Espetáculo Origens é uma homenagem aos colonos do interior de Gramado, de ontem e hoje
“O interior invade a cidade, numa bonita comunhão…” Este verso cantado no Espetáculo Origens, resume bem a relação entre Gramado e a Festa da Colônia. E também destaca a sintonia entre as etnias portuguesa, italiana e alemã na construção do município. Na atração, a Gramado de ontem e de hoje é apresentada por 14 artistas, entre atores, atrizes, cantores, cantoras e músicos. O espetáculo reestreou na noite de sábado (07) na Festa da Colônia, depois de seis anos de ausência. Quem perdeu a atração terá a oportunidade de assistir novamente neste sábado (14), às 20h, no último final de semana do evento.
Através da música, dança e teatro, os artistas contam a história desde quando a sede do 5º Distrito de Taquara foi transferida da Linha Nova para um vilarejo mais próximo da futura linha de trem, conhecido na época como Gramado. Passa por sua vocação turística, pelo nascimento da Festa da Colônia, chegando aos dias de hoje. O espetáculo mostra o desenvolvimento da localidade com humor, amor e emoção, com ênfase para os sotaques característicos de cada etnia. “É a história de Gramado sendo contada por artistas talentosos”, afirma o prefeito Nestor Tissot, que se definiu como um entusiasta do espetáculo. “É uma alegria poder rever este espetáculo que mostra muito da nossa formação cultural, étnica. Como é bonito ver na plateia como as pessoas riem, sofrem e sentem muito a vibração que nossos colonos trazem para a cidade durante a Festa da Colônia”, afirma Rosa Helena Volk, presidente da Gramadotur e secretária municipal de Turismo de Gramado.
A criadora e diretora do Origens, Carla Reis, ficou emocionada com a reestreia da atração depois de seis anos. “O Origens foi criado, foi escrito com todo o carinho e respeito aos nossos antepassados que construíram esta cidade e região com força e garra. A gente sabe o quanto passaram de trabalho. A gente tenta passar, pela linguagem teatral, toda esta questão da luta diária que tiveram e têm hoje”, afirma Carla Reis. Ela frisa que a peça foi escrita em 2011 como uma homenagem aos gramadenses e aos colonos, mantendo-se atualizada. A maioria do elenco continua desde a primeira apresentação. “Todos eles sentiram a vibração do público na estreia”, afirma Carla, emoção que deve ser repetida neste sábado.
Esta vibração foi sentida pela atriz e cantora Roberta Somavilla. “É a primeira vez que eu participo do Espetáculo Origens, e só tenho a agradecer a Carla Reis por confiar no meu trabalho e pela oportunidade de fazer parte de algo tão importante e tão aguardado pela comunidade gramadense”, afirmou Roberta. “A cultura está sendo fomentada novamente. E é um orgulho fazer parte dessa festa”, afirmou ela, que interpretou a portuguesa Maria Joana.
Ministério do Turismo, Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul apresentam a 31º Festa da Colônia de Gramado. Lei de Incentivo à Cultura. Patrocínio Master Laghetto Golden Propriedades. Patrocínio STIHL Ferramentas Motorizadas, Brahma e Guaraná Antártica. Copatrocínio da CORSAN. Companhia aérea oficial: Azul. Hospedagem Oficial: Laghetto Hotéis. Apoio: Sicredi Pioneira 120 anos, Sebrae, Stemac Grupos Geradores, Adylnet e Roseflor Alimentos. Agente Cultural, AM Produções. Colaboradores: Prawer Chocolates e Arte do Sono. Promoção: Prefeitura de Gramado. Financiamento: Pró-Cultura/RS, Secretaria de Estado da Cultura, Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Correalização da Emater Rio Grande do Sul, Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos e Secretaria da Agricultura de Gramado. Realização: Gramadotur, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal, Pátria Amada Brasil.
Serviço:
31ª Festa da Colônia – Unindo origens, celebrando tradições.
Onde: Expogramado (Avenida Borges de Medeiros, 4.111, Centro)
Quando: de 28 de abril a 15 de maio de 2022.
Fechado nas quartas, dias 04 e 11 de maio.
Demais dias da semana das 10h às 22h.
Acesso a Festa e Estacionamento – gratuito.