Kikitos do 50º Festival de Gramado serão entregues amanhã à noite. Edison Vara Agência Pressphoto
Boletim 50º Festival de Cinema de Gramado – 19 de agosto, sexta-feira
Noite destinada às grandes divas do cinema
A última quinta-feira (18) foi de dupla homenagem no Palácio dos Festivais. Subiram ao palco Ítala Nandi, grande dama do cinema gaúcho, e Paulina García, musa do teatro, televisão e cinema chilenos. Ítala foi reconhecida com o Troféu Leonardo Machado, enquanto Paulina recebeu o Kikito de Cristal.
“Esse Festival faz parte da minha história. Estava aqui quando esse projeto, que era só um sonho, passou a virar realidade”, comentou Nandi, que completou 80 anos, no palco do Palácio dos Festivais. Sobre receber a honraria que carrega o nome do ator Leonardo Machado, Ítala relembrou os anos em que Machado apresentou o Festival de Gramado, bem como seus talentos nas artes: “receber esse troféu, que carrega o nome do Léo Machado; que ator, que talento”.
“Precisamos da cultura. Precisamos da não violência. Precisamos da paz, das ações corretas e do amor”, finalizou Ítala.
García, que subiu ao palco logo depois, utilizou do palco para discursar a favor da nova constituição chilena: “Precisamos nos libertar das amarras de Pinochet”. Antes, durante a tarde, Paulina participou de coletiva de imprensa na fábrica da Cristais de Gramado. Na oportunidade, a atriz realizou a tradicional cerimônia de confecção do Kikito de Cristal, prensando a cabeça do troféu que será entregue ao homenageado da próxima edição.
Para García, a cadeia do audiovisual chileno é muito engajada, apaixonada pelo que faz, mas carece de incentivos e políticas públicas voltadas para a classe. Questionada sobre cinema brasileiro, a atriz revela que o primeiro nome que vem à sua cabeça é o da também atriz Sônia Braga, e que não consome muito o cinema feito no Brasil. Contudo, afirma que o streaming está mudando esse cenário, conseguindo levar produções feitas na América Latina para países vizinhos e para todos os cantos do mundo.
Kikitos do 50º Festival de Gramado serão entregues amanhã à noite
Melhor filme na categoria Documentário abre a entrega das premiações nesta noite
A noite deste sábado (20) será histórica e inesquecível para o Festival de Cinema de Gramado. No ano do cinquentenário e depois de duas edições não presenciais, com exibições dos filmes e noite de premiação via televisão e streaming, o Palácio dos Festivais volta a receber a noite de glamour do cinema brasileiro com a entrega dos Kikitos. O conhecido Tapete Vermelho conduzirá atores, diretores, roteiristas e equipes ansiosos para as revelações dos 49 títulos que sairão da cidade carregando sua estatueta do “Deus do bom humor”, o Kikito.
“Um Para Pra Chamar de Meu”, de Kelly Cristina Spinelli, entra para a história do Festival de Gramado como o primeiro Melhor Filme em Documentário Brasileiro. A mostra é uma novidade do ano do cinquentenário e recebeu, na noite de ontem (18), após sua exibição – encerrando as exibições de 2022 – o primeiro Kikito entregue nesta edição.
No sábado os troféus serão distribuídos para as outras quatro mostras competitivas: Curtas-Metragens Brasileiros, Longas-Metragens Gaúchos, Longas-Metragens Estrangeiros e Longas-Metragens Brasileiros.
Concorrem aos Kikitos 14 filmes de curtas brasileiros, seis de longas estrangeiros, cinco filmes de longas gaúchos e, por fim, sete filmes entre os longas brasileiros. Os concorrentes em cada categoria são indicados pelos próprios filmes. Além dos troféus, os vencedores ainda recebem premiação em dinheiro.
Entre os concorrentes estão Marcelia Cartaxo, Gleici Damasceno, Julia Dalavia, Leticia Colin, Rejane Faria e Joana de Verona, que disputam o Kikito de Melhor Atriz. Já o prêmio de Melhor Ator será entregue para Dunstin Farias, Matheus Nachtergaele, Otavio Muller, Adanilo, Gabriel Knoxx, César Mello, Johnny Massaro, Dan Ferreira, Carlos Francisco ou André Guerreiro. A lista completa dos indicados pode ser consultada em: Indicados 50º Festival de Gramado.
A cerimônia será comandada pelas apresentadoras oficiais do festival: Marla Martins e Renata Boldrini, com participação do ator Werner Schünemann, e terá transmissão ao vivo de Gramado pelo site do evento, pela TVE-RS, na TV e no site, e pelo Canal Brasil na TV e no Globoplay + Canais ao Vivo.
Conheça os prêmios do 50º Festival de Cinema de Gramado:
LONGA-METRAGEM BRASILEIRO
Melhor Filme
Melhor Direção
Melhor Ator
Melhor Atriz
Melhor Roteiro
Melhor Fotografia
Melhor Montagem
Melhor Trilha Musical
Melhor Direção de Arte
Melhor Atriz Coadjuvante
Melhor Ator Coadjuvante
Melhor Desenho de Som
Júri da Crítica
Júri Popular
Prêmio Especial do Júri
LONGA-METRAGEM ESTRANGEIRO
Melhor Filme
Melhor Direção
Melhor Ator
Melhor Atriz
Melhor Roteiro
Melhor Fotografia
Júri da Crítica
Júri Popular
Prêmio Especial do Júri
CURTA-METRAGEM BRASILEIRO
Melhor Filme
Melhor Direção
Melhor Ator
Melhor Atriz
Melhor Roteiro
Melhor Fotografia
Melhor Montagem
Melhor Trilha Musical
Melhor Direção de Arte
Melhor Desenho de Som
Júri da Crítica
Júri Popular
Prêmio Especial do Júri
LONGA-METRAGEM GAÚCHO
Melhor Filme
Melhor Direção
Melhor Ator
Melhor Atriz
Melhor Roteiro
Melhor Fotografia
Melhor Direção de Arte
Melhor Montagem
Melhor Desenho de Som
Melhor Trilha Musical
Júri Popular
LONGA-METRAGEM DOCUMENTAL
Melhor Filme – “Um Para Pra Chamar de Meu”, de Kelly Cristina Spinelli.
Gregório Graziosi e elenco de “Tinnitus” dialogam em Debates
A eficácia do som no filme e as referências da produção do longa brasileiro “Tinnitus” deram o tom no debate nesta manhã de sexta-feira no Recreio Gramadense. O diretor Gregório Graziosi abordou o desenho de som desta produção paulista que tem destaque para as atrizes Joana De Verona, Indira Nascimento e Alli Willow, além de participação especial de Antonio Pitanga.
A jornalista e crítica de cinema, Maria do Rosário Caetano, falou de uma beleza plástica fantástica do filme, além de “cabeçudo e formalista”. Mas cobrou estas questões também do diretor na realização de um filme mais afetivo. Graziosi disse que acredita no seu filme como “forte do ponto de vista emocional”, pois a emoção pode vir de outros lugares como do som. As atrizes do longa falaram de suas trajetórias profissionais, duas delas com carreiras internacionais, e as dificuldades na formatação de seus personagens.
O encontro ainda teve espaço de discussão para os curtas gaúcho e paraense, respectivamente, “Um tempo pra mim” e “Socorro” e do longa estrangeiro “Inmersión”, coprodução chilena e mexicana.
Melhor filme documental encerra, no sábado, os debates do festival
O último dia do Festival de Gramado reserva ainda grandes emoções. A noite com a grande premiação, mas logo pela manhã, às 10h, na Recreio Gramadense, o espaço de debates estará aberto para “Um Par Pra Chamar de Meu”, de Kelly Cristina Spinelli, vencedor na Mostra de Documentários Brasileiros. O filme foi o último exibido da edição e o primeiro a já levar a estatueta do Kikito na edição de número 50. No longa, a documentarista acompanha a vida da mãe e de quatro outras mulheres que saem com os chamados personal dancers para discutir solidão, sexualidade e privilégio entre as mulheres da terceira idade.
PROGRAMAÇÃO DO DIA 19 DE AGOSTO
14h – Mostra Competitiva de Longas-Metragens Gaúchos
Local: Palácio dos Festivais
Casa vazia (Santana do Livramento, Rivera), de Giovani Borba – 78’01”
15h – Gramado Film Market
Local: Teatro Elisabeth Rosenfeld, Câmara de Vereadores de Gramado
PAINEL: “Panorama Futuro do Audiovisual Ibero-Americano”, com Fernando Lauterjung – Tela Viva e Gerardo Michelin -Latam Cinema.
16h – Debate dos Longas Gaúchos
Local: Recreio Gramadense / Sala de Debates
16h – Gramado Film Market
Local: Teatro Elisabeth Rosenfeld, Câmara de Vereadores de Gramado
PAINEL: “VR Interatividade: Realidade Virtual Imersiva”, com Alberto Moura, Inês Maciel e Ranz Enberger
17h – Gramado Film Market
Local: Teatro Elisabeth Rosenfeld, Câmara de Vereadores de Gramado
PAINEL: Case Medellín Film Commission, com Maderley García.
17h – Abertura da Rua Coberta
18h – Encerramento
Local: Palácio dos Festivais
Exibição do longa-metragem documental vencedor
PROGRAMAÇÃO DO DIA 20 DE AGOSTO
10h – Gramado Film Market
Local: Hotel Laghetto Stilo Vita
Capacitação: “Realidade virtual interativa” com Alberto Moura, Inês Maciel e Ranz Enberger.
10h – Debate do filme Documental Vencedor
Local: Recreio Gramadense / Sala de Debates
15h – Gramado Film Market
Local: Recreio Gramadense
MOSTRA REALIDADE VIRTUAL INTERATIVA
A linha, Ricardo Laganaro / 15’
Gravidade VR, Amir Admoni e Fabio Rychter / 16’
Heróis do rio Madeira, Filipe Gontijo e Henrique Siqueira / 8’
O inferno de Dante, Alberto Moura / 10’
Two Roads, Eduardo Martino / 10’
21h – Cerimônia de premiação
Local: Palácio dos Festivais
Entrega dos Kikitos para as Mostras Competitivas de Curtas-Metragens Brasileiros e Longas-Metragens Brasileiros, Estrangeiros e Gaúchos
Ministério do Turismo e Claro apresentam o 50° Festival de Cinema de Gramado. Lei de Incentivo à Cultura. Patrocínio Master: Laghetto Golden Multipropriedades. Patrocínio: Tônica Antarctica. Copatrocínio: TCL, Vero – A maquininha do Banrisul. Apoio: Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, Stemac Grupos Geradores, Da Magrinha, O2 Pós, Naymovie, Miolo Wine Group, Prawer Chocolates, Johnnie Walker e Tanqueray e Cristais de Gramado. Cia Aérea oficial: Azul Linhas Aéreas. Transporte Oficial: Kia. Hospedagem oficial: Laghetto Hotéis. Exibidor oficial: Canal Brasil. Exibidor regional: TVE. Apoio institucional: Museu do Festival de Cinema de Gramado, ACCIRS, APTC/ABD-RS, Fundacine, SIAV RS. Agente cultural: AM Produções. Colaborador: Sierra Móveis. Promoção: Prefeitura Municipal de Gramado. Financiamento: IECINE, Pró-Cultura/RS, Secretaria de Estado da Cultura, Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Realização: Gramadotur, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo.