crédito Daniel Rosenthal
Atriz chilena homenageada com Kikito de Cristal 2022 vivencia arte milenar
Paulina García visitou o ateliê do Museu Vivo do Cristal, na tarde de ontem (18/08),
e concedeu entrevista coletiva à imprensa, antes da grande noite de premiação.
“Encantador!”, exclamou Paulina García, atriz chilena homenageada com o Kikito de Cristal deste 50º Festival de Cinema de Gramado, ao participar da produção artesanal do troféu a ser entregue ao seu sucessor. A experiência ocorreu no ateliê da Cristais de Gramado, na tarde da última quinta-feira (18/08), e na sequência Paulina concedeu entrevista coletiva à imprensa.
O Kikito de Cristal é concedido a expoentes do cinema latino-americano e, em 2022, completa 15 anos. Trata-se da única premiação do cinema mundial em que o homenageado participa da produção do troféu a ser entregue ao seu sucessor. Paulina teve a oportunidade de prensar o molde da parte superior da estatueta em cristal artístico com ouro 24k.
“Prêmios são a confirmação de que estamos indo por um bom caminho e este tem um valor enorme por ser nos 50 anos do festival e num encontro que celebra o cinema latino-americano”, comentou Paulina durante a entrevista coletiva. Os cineastas Eduardo Coutinho e Ruy Guerra, os atores Jean Pierre Noher, César Troncoso e Leonardo Sbaraglia e as atrizes Cecilia Roth, Soledad Villamil e Natalia Oreiro foram outros nomes homenageados em edições anteriores do Kikito de Cristal.
Durante o evento realizado na Cristais de Gramado, os mais de 80 jornalistas, influenciadores e formadores de opinião tiveram a oportunidade de acompanhar, também, uma homenagem ao 50º Festival de Cinema. A atração “A Voz do Cristal”, em que as taças formam uma harmônica de cristal, interpretou clássicos como a música tema do filme “Glória”, estrelado por Paulina, e o tradicional “Parabéns a Você”. Neste momento, um brinde especial reuniu, pela primeira vez, três homenageados com o Kikito de Cristal, Soledad Villamil (2017), César Troncoso (2021) e Paulina García (2022), acompanhados pelo curador do Festival, Marcos Santuário, o prefeito de Gramado, Nestor Tissot, a presidente da Gramadotur, Rosa Helena Volk, e os diretores da Cristais de Gramado, Irane Land e Telmo de Freitas Gomes.
Poucas horas após o evento na Cristais de Gramado, Paulina subiu ao palco do Palácio dos Festivais para receber o troféu, que foi entregue por Soledad Villamil, também detentora de um Kikito de Cristal e integrante da curadoria deste 50º Festival de Cinema.
Saiba mais sobre a homenageada: Grande dama chilena do cinema, da televisão e do teatro, Paulina García é formada em atuação teatral pela Pontifícia Universidade Católica do Chile e pós-graduada em direção teatral e em dramaturgia. A atriz acumula mais de 70 trabalhos entre teatro, televisão e cinema. Suas atuações renderam reconhecimento dos principais festivais de cinema do mundo, recebendo quatro indicações para o Premio Altazor de las Artes Nacionales, três para os Prêmios APES e ganhando o prestigiado Urso de Prata de Melhor Atriz no Festival Internacional de Cinema de Berlim, além de um Prêmio Platino em 2014. Em Gramado, recebeu o Kikito de Melhor Atriz por sua atuação no longa Las analfabetas, em 2014.