Vila da Mônica Gramado

compartilhe:

Créditos: Aline Viezzer

Vila da Mônica Gramado impacta na economia do município

Parque temático abre dia 12 de outubro na Serra Gaúcha com a promessa de movimentar ainda mais o trade turístico da região das Hortênsias

Berço do turismo no Rio Grande do Sul, a cidade de Gramado vai incrementar ainda mais suas atrações a partir do dia 12 de outubro, quando abre ao público a Vila da Mônica Gramado, uma atração licenciada da Maurício de Sousa Produções AO VIVO e que vai impactar positivamente na economia do município gaúcho, assim como de toda a  região das Hortênsias. O  parque temático tem a perspectiva de incrementar em pelo menos 10% o “público família” na cidade, gerando um faturamento aproximado de R$60 milhões ao ano . Consequentemente, haverá movimentação de todo o trade turístico. Além disso, só em arrecadação de impostos, a previsão é que a Vila da Mônica gere em torno de R$2,5 milhões ao ano. Números que devem contribuir para manter as qualidades do município que foi destaque em recuperação turística nas Américas em 2020, pelo Trip Advisor, e também considerado o  5º Destino em Alta no Mundo Traveller’s Choice 2020. 

Com capacidade para receber até 2000 pessoas por dia, a Vila da Mônica já gerou 250 empregos diretos e 300 indiretos e vai contribuir firmemente para a ocupação dos  193 hotéis, pousadas, resorts e hostels da cidade (no total, são quase 20 mil leitos disponíveis em Gramado). 

Para chegar a um modelo de negócio que resultasse em pura diversão e alegria para o público, com uma infraestrutura segura, inclusiva e tecnológica, o investimento deve chegar a R$ 75 milhões. A Vila da Mônica Gramado oferece mais de 30 atrações para crianças de todas as idades e traz como diferencial uma imersão no bairro do Limoeiro, cenário das histórias da Turma da Mônica.  Entre as atrações  estão a Casa da Mônica, do Cebolinha, a Casa do Cascão, a Roda Gigante, a Cidade dos Carrinhos,o  Canteiro de Obras, o Laboratório do Franjinha, a Praça Sansão que fica no centro do parque, decorada por um lindo ipê azul que ao invés de flores é formado por milhares de bonecos do coelhinho, fiel escudeiro da Mônica, entre outras atrações. 

Ainda há uma praça de alimentação e o Restaurante da Vila que oferecerá desde comida caseira bem no estilo “sabor da vovó”, com feijão, arroz, massas, almôndegas…, a pratos vegetarianos e veganos, além de lanches fast food. Todo o cardápio segue o conceito de alimentação equilibrada, e foi pensado de forma carinhosa e original para agradar a família toda. Destaque ainda para a utilização de embalagens práticas, modernas e recicláveis, feitas com material orgânico, propondo sustentabilidade e cuidado ambiental.

Instalações

As instalações foram projetadas para receber pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, oferecem rampas de acesso, elevadores e pisos antiderrapantes. O parque cumpre todos os requisitos para se tornar o primeiro da América Latina com as certificações LEED Well e Green Building.  

De olho no impacto ambiental – Para que o empreendimento tenha o mínimo impacto possível ao meio-ambiente, foram necessários investimentos expressivos neste primeiro momento, mas que certamente vão gerar economia representativa além de refletirem o modo de pensar de quem idealizou a Vila da Mônica.  

O  parque conta com uma verdadeira Usina fotovoltaica (placas solares) para garantir a geração de energia. O investimento de R$ 2 milhões, vai gerar uma economia mensal em torno de R$ 100 mil. 

Também auxiliam na economia de energia o melhor aproveitamento da luz natural (a chamada iluminação zenital, com uso estratégico das aberturas) e ainda a cobertura de toda a estrutura com telha reflexiva (que repele a radiação e reduz a absorção do calor para dentro do prédio) e o isolamento térmico. Investimento aproximado de R$1 milhão. Lembrando que o isolamento térmico evita que seja necessário grande utilização de sistema de climatização, um dos vilões no gasto de energia. 

Carregadores veiculares – Os clientes que utilizam carros elétricos poderão deixar seu carro carregando enquanto se divertem com a família, já que o parque conta com 10 carregadores veiculares elétricos. 

Uso consciente da água – A Vila da Mônica conta com sistema de tratamento/potabilização das águas pluviais. Captação no telhado, ultra filtragem e cloração, tratamento de esgoto e reuso do efluente tratado nos sanitários. Investimento de R$ 400 mil. 

Ar sempre renovado – A Vila da Mônica investiu aproximadamente R$ 7 milhões para garantir o conforto térmico e a saúde de todos com um sistema de climatização e renovação de ar com filtros de carvão ativado e lâmpadas ultravioletas que garante a qualidade do ar em níveis de tratamento de hospitais de ponta.

Vila da Mônica – Ingressos à venda 

Os ingressos para a Vila da Mônica já estão à venda por meio do site www.viladamonica.com.br. É possível adquirir antecipadamente também o passaporte para diversão, com preços promocionais e lote especial, que dá direito a uma pelúcia oficial do coelhinho Sansão. O site também disponibiliza conteúdo exclusivo e muita interação para os fãs da Turma da Mônica. 

Serviço

O quê: Parque temático Vila da Mônica Gramado

Quando: a partir de 12 de outubro

Quanto: ingressos à venda no site www.viladamonica.com.br

Antecipados (baixa temporada): R$ 179, (alta temporada) R$ 189. 

Para pessoas acima de 60 anos, R$ 119. PcD infantil tem acesso gratuito; PcD adulto e acompanhante PCD, R$ 89, somente na bilheteria. Moradores da Região das Hortênsias (Gramado, Canela, Nova Petrópolis, Picada Café e São Francisco de Paula) terão valores diferenciados na bilheteria do Parque. Os ingressos comprados na bilheteria da Vila terão outros valores, ainda não divulgados.

Lote Especial Golden Ticket: são ingressos vendidos a R$ 299, identificados de forma especial e que dão direito a uma pelúcia oficial do personagem Sansão.

Sobre Mauricio de Sousa Produções AO VIVO

Empresa do Grupo Mauricio de Sousa, que tem como missão transformar as histórias dos quadrinhos em experiências AO VIVO de forma lúdica, educativa e cultural. Parques, centros de entretenimento familiar (FEC), espetáculos musicais, eventos corporativos, culturais, esportivos, espaços temáticos interativos para shoppings e feiras de negócios; licenciamento de áreas temáticas em parque aquático, hotéis e restaurante; palestras e sessões de autógrafos com Mauro Sousa e Meet & Greet com personagens de Mauricio de Sousa são as principais frentes de negócios da empresa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nossos Colunistas