Melissa mais sustentável

compartilhe:

Melissa formula plástico de menor impacto com redução de 30% nas emissões de carbono na atmosfera

Melflex de origem vegetal trouxe certificado USDA BioPreferred à marca, que lançará edição da clássica sandália Possession no material

Outubro 2022 – O Melflex, matéria-prima da Melissa conhecida pela plasticidade e cheirinho único de tutti-frutti, ganha uma edição ainda mais sustentável, com formulação composta por 25% de carbonos renováveis, o que resultará em uma redução de cerca de 30% nas emissões de CO2eq na atmosfera. Quem inaugura o novo material é a icônica Melissa Possession, clássico da marca que nesta linha terá seis cores nas linhas adulto e infantil: verde, azul, rosa, amarelo, preto e vidro.

Com a novidade, a marca conquistou o certificado USDA BioPreferred®, selo concedido pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos a produtos biobased, ou seja, com pelo menos uma parcela do material com origem vegetal. “O plástico de menor impacto é mais um capítulo na história de sustentabilidade da Melissa e reforça nosso compromisso com essa jornada. Inovação em materiais e tecnologia de produção com olhar para o meio ambiente andam de mãos dadas com nossos pilares de moda, arte e design cada vez mais”, ressalta Raquel Scherer, gerente geral da marca.

O lançamento da Melissa Possession em Melflex com mais carbonos renováveis amplia a linha de produtos biobased da marca, que já contava com modelos em E.V.A. de menor impacto ambiental. A sustentabilidade é vista como um tema essencial para a Melissa, que busca cada vez mais oferecer ao mercado produtos que gerem menos poluentes. Por isso, a cadeia de valor é revista constantemente, sob a ótica de reduzir impactos ao meio ambiente.  Todos os produtos, biobased ou não, são veganos e recicláveis, produzidos em fábricas com energia elétrica 100% limpa, com a origem rastreada e certificada, o que gera zero emissões de CO2eq na atmosfera.

Redução no consumo de água, pesquisa e desenvolvimento de matérias-primas mais sustentáveis, inovação para processos mais eficientes, gestão de resíduos sólidos, logística reversa, economia circular e melhora nos índices de mudanças climáticas são outros temas que estão periodicamente em pauta.

A Melissa desponta no mercado nacional e internacional com suas práticas e tecnologias direcionadas para as novas exigências do consumidor moderno e a composição do Melflex de menor impacto se consolida como mais um capítulo dentro da importante trajetória que a marca vem construindo.

Conheça mais ações sustentáveis da Melissa:

– Coletores Melissa: Os sapatos Melissa que não têm mais condições de uso podem ser descartados nos coletores de logística reversa disponíveis em todos os Clubes Melissa, além das Galerias Melissa de São Paulo e Nova York, para serem reciclados corretamente. De lá, esses itens podem seguir dois caminhos: voltar para a fábrica para compor uma nova Melissa ou serem enviados para recicladores aprovados.

– Melissa Flox M Edition: Em 2020, a marca relançou a sandália Flox em plástico 100% reciclado. A Melissa Flox M Edition foi produzida a partir de outros calçados sem condições de uso, recolhidos nos Clubes e Galerias e enviados para reciclagem às fábricas.

– Moda circular: em parceria com a plataforma Clo.Rent, o projeto Alugue Melissa ofereceu bolsas e calçados para aluguel como forma de estimular a economia circular na moda, pilar importante de inovação para negócios mais sustentáveis.

– Novo embalamento: Em 2021 a Melissa lançou um novo padrão de embalagem que emite 64% menos CO2eq em relação ao embalamento anterior. Atualmente, as caixas são produzidas com com 63% de material reciclado, em monomaterial de papel 100% reciclável, cola à base de amido e água, menor uso de tinta e retirada de ilhós metálicos.

– Melissa Free: Em 2021, a Melissa inovou ao lançar uma composição do Melfree – nome dado ao material E.V.A. da marca – em versão biobased, com redução de 20% nas emissões de CO2eq na atmosfera, o que foi um passo muito importante na diversificação do portfólio de produtos. Além disso, os produtos da linha Free foram feitos em monomaterial para facilitar a reciclabilidade.

Sobre Melissa

Lançada em 1979, a marca integra o grupo calçadista brasileiro Grendene. Hoje presente em mais de 70 países, nasceu inspirada na moda dos pescadores da Riviera Francesa. Seu primeiro modelo, batizado de Aranha, logo ganhou o gosto nacional. Só na última década, Melissa fabricou mais de 32 milhões de pares de sapatos. Melissa é também reconhecida por suas criações de perfume e acessórios, como bolsas que já se tornaram icônicas. Uma das primeiras marcas do mundo a promover collabs, tem orgulho de uma história que conta com a participação de grandes nomes da moda mundial, dentre eles Viktor&Rolf, Y/Project, Lazy Oaf, Opening Ceremony, Marine Serre, À La Garçonne, Fila, Comme Des Garçons, Karl Lagerfeld e Vivienne Westwood. Sempre vanguardista, Melissa ultrapassa o segmento fashion e apresenta      coleções elaboradas por artistas, como os designers brasileiros Irmãos Campana e a arquiteta iraniana-britânica Zaha Hadid – além de possuir duas galerias físicas, centros de grandes exposições e ativações artísticas e culturais, localizadas em dois dos principais centros urbanos do mundo (São Paulo e Nova York). Outro grande orgulho da marca, Melflex® – forma à base      de PVC 100% reciclável, vegana e feita em média com 30% de material reciclado – nos estabiliza como conscientes e aliados à sustentabilidade.

www.melissa.com.br

instagram.com/melissaoficial 

Sobre a Grendene

Fundada em 1971, a Grendene é a maior exportadora de calçados do Brasil e uma das maiores produtoras mundiais no segmento. Detentora das marcas Melissa, Rider, Zaxy, Grendha, Cartago, Ipanema, Pega Forte e Grendene Kids, possui tecnologia proprietária e exclusiva na produção de calçados para diversos públicos.

Com quatro unidades industriais, distribuídas por Ceará e Rio Grande do Sul, tem capacidade instalada para produzir 250 milhões de pares/ano. A empresa vende os seus produtos por meio de representantes comerciais, distribuidores, exportações diretas e da subsidiária Grendene USA, Inc. (EUA), atingindo cerca de 65 mil pontos de venda no Brasil e 45 mil fora do país. Entre os reconhecimentos estão o nível diamante do Origem Sustentável, o Selo Ouro ABVTEX, Selo Prata do Programa Brasileiro GHG Protocol e a Certificação I-REC, que comprova que 100% da energia elétrica consumida na produção vem de fontes renováveis.

Em 2021, registrou lucro líquido de R$ 601 milhões. O Relatório de Sustentabilidade de 2021 está disponível para acesso em: https://bit.ly/3dBWRGg

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nossos Colunistas