Habitando o luxo

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Habitando o luxo: quando marcas de prestígio se unem no mundo imobiliário

Há poucos dias, estive em Balneário Camboriú visitando grandes incorporadoras e empreendimentos. Um, em especial, chamou a minha atenção: o Tonino Lamborghini Residences, primeiro residencial assinado pela marca italiana de luxo no Brasil, conhecida por seus diferenciados relógios, óculos e perfumes. O projeto é um co-branding entre a renomada Embraed Empreendimentos e a Tonino Lamborghini, que assina o design do prédio de 53 andares, 67 apartamentos e investimento previsto de R$150 milhões.


O co-branding, no mundo do marketing, nada mais é do que uma estratégia em que duas ou mais marcas se associam para criar um novo produto ou serviço conjunto, capitalizando sobre a reputação e a identidade de cada marca envolvida. Nessa estratégia, as marcas colaboram em diversos aspectos, como design, produção, marketing e distribuição, para oferecer aos consumidores um produto que combina elementos das marcas participantes.


A tendência da colaboração entre marcas no mercado imobiliário começou nos Estados Unidos em meados dos anos 2000. Em Miami, por exemplo, podemos encontrar empreendimentos assinados por grandes nomes de diferentes segmentos do luxo, como Armani, Porsche e Dolce&Gabbana.
Quando duas marcas de prestígio se associam, cada uma delas empresta sua credibilidade à outra. Isso pode aumentar a percepção de valor do produto resultante.


Esta prática é particularmente relevante no mundo das marcas de luxo por várias razões, entre elas: credibilidade e prestígio, expansão de mercado, aumento do valor percebido, marketing cruzado (compartilhamento dos custos de publicidade), diferenciação competitiva e fortalecimento da identidade das marcas.


O co-branding proporciona um casamento singular – e muito conveniente – entre as grifes, possibilitando a entrada em novos mercados ou o alcance de diferentes segmentos de mercado. No caso do Tonino Lamborghini Residences, a ideia foi ofertar muito mais do que imóveis, mas também o conceito intangível do verdadeiro lifestyle italiano, inspirado no DNA da marca.


O projeto arquitetônico do empreendimento reflete a beleza do design italiano, apresentando espaços exclusivos e impressionantes. Essa influência não se limita apenas à parte externa, estendendo-se também aos espaços internos, incluindo as áreas de lazer. A decoração, os revestimentos, os metais e as louças serão todos da renomada marca Tonino Lamborghini, a qual assinará também o imponente hall de entrada do prédio.


Com previsão de entrega para 2026, o empreendimento foi sucesso de vendas, como já era esperado.

Imagem: Divulgação/Embraed


Imagem: Divulgação/Embraed

Imagem: Divulgação/Embraed


Imagem: Divulgação/Embraed

Imagem: Divulgação/Embraed

Em resumo, o co-branding é uma estratégia de marketing poderosa para criar valor, inovação e diferenciação no mercado, enquanto amplia a base de clientes e fortalece as identidades das marcas envolvidas. No mercado imobiliário, se apresenta como uma ferramenta incrível tanto para aumentar o VGV (volume geral de vendas), quanto para incrementar a velocidade de vendas de empreendimentos, especialmente os de alto valor agregado.
No entanto, é vital compreender que essa associação vai além do simples nome no prédio. Os incorporadores devem entregar uma experiência que verdadeiramente personifique a essência da marca, indo muito além da assinatura e incorporando os valores e inovações que tornam a marca única, oferecendo a vivência completa aos clientes que já entendem os códigos das marcas envolvidas e, por isso, já têm suas expectativas. Eis aí o desafio do co-branding!
Ficou curioso com esse projeto? Confira o vídeo de apresentação do empreendimento Tonino

Lamborghini Residences:

Liane Weber
Bacharel em Hotelaria pela Castelli (2009) e Especialista em Gestão Empresarial com Ênfase em Serviços pela Feevale (2012). MBA em Marketing, Branding e Growth pela PUC/RS (2023). Atualmente, está cursando sua terceira Pós-Graduação, desta vez em Design de Interiores, Decoração e Ambientação pela PUC/RS.

Experiência de mais de 10 anos de atuação em negócios de luxo, desde hotéis da rede Relais & Châteaux no Brasil e na França, passando por casa de eventos de luxo, varejo de móveis de design autoral e, atualmente, incorporação imobiliária. Atua, desde 2020, como Gerente Comercial da CHD Incorporadora.
Aqui vocês encontrarão insights imobiliários relacionados a estratégias de marketing e diferenciação, bem como tendências e cases relevantes desse importante mercado no cenário nacional e global.
Encontre-me nas redes sociais: @liane_weber.

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