Imagem criada por IA em 21/11/23 às 15h48
Seduzido pelo sucesso do Varejo, o Mercado Imobiliário também abraça a Black Friday.
A Black Friday (última sexta-feira do mês de novembro), fenômeno global de compras com descontos expressivos, vem se solidificando como uma tradição também aqui no Brasil, conquistando consumidores ávidos por oportunidades imperdíveis. Esse evento, que teve origem nos Estados Unidos, encontrou solo fértil no cenário brasileiro, transformando-se em um dos momentos mais aguardados do calendário de compras.
A cada ano, a Black Friday ganha amplitude, com uma diversidade de setores participando ativamente. Desde eletrônicos e moda até viagens e serviços, empresas de todos os segmentos se unem para oferecer descontos atrativos, impulsionando a busca por produtos e serviços de qualidade a preços mais acessíveis.
E o mercado imobiliário, obviamente, não resistiu e abraçou a oportunidade de converter mais vendas no mês de novembro. Acompanhei inúmeras imobiliárias e incorporadoras, Brasil a fora, aderindo à “Black November”. Aqui em Canela e Gramado, inclusive, notei imobiliárias divulgando descontos de até R$1.000.000,00 (um milhão) de reais em casas de alto padrão.
É incrível como as estratégias de marketing se tornam cada vez mais criativas nessa época, visando cativar a atenção do público e criar uma atmosfera de entusiasmo em torno das promoções. Além dos descontos expressivos, outros tipos de ofertas chamam a atenção: isenção de pagamento de contas como água e luz, ou IPTU grátis, além de cupons de bônus e prêmios, são algumas das promoções do setor imobiliário que vemos pelas redes sociais.
Todavia, para que a campanha tenha o efeito desejado, é essencial que haja transparência nas ofertas. Os compradores estão cada vez mais bem informados sobre os imóveis, acompanhando sua curva de valor por meses, ou até mesmo anos, antes de efetuar a aquisição, algo muito comum nesse mercado. Por isso, é crucial evitar armadilhas de preços inflados antes do evento, a fim de garantir uma experiência positiva de compra aos clientes durante o período.
Em resumo, a Black Friday no Brasil, e no setor imobiliário, não é apenas um momento de compras, mas uma oportunidade de consumo inteligente a preços mais acessíveis. Este fenômeno tende a continuar a moldar os hábitos de compra dos brasileiros, proporcionando um impulso interessante para o mercado e uma experiência aguardada pelos consumidores ávidos por ofertas.
Mesmo assim, acredito que ainda vá levar algum tempo para esse fenômeno se concretizar no imobiliário como já é no varejo. Mas, com constância e transparência nas ofertas, a Black Friday pode se tornar um interessante propulsor de vendas em nossa região.
Se você é corretor(a) e vendeu algum imóvel promocional de Black November, compartilhe conosco sua experiência nos comentários!
___________________________________________________________________________________________________________
Liane Weber
Bacharel em Hotelaria pela Castelli (2009) e Especialista em Gestão Empresarial com Ênfase em Serviços pela Feevale (2012). MBA em Marketing, Branding e Growth pela PUC/RS (2023). Atualmente, está cursando sua terceira Pós-Graduação, desta vez em Design de Interiores, Decoração e Ambientação pela PUC/RS.
Experiência de mais de 10 anos de atuação em negócios de luxo, desde hotéis da rede Relais & Châteaux no Brasil e na França, passando por casa de eventos de luxo, varejo de móveis de design autoral e, atualmente, incorporação imobiliária. Atua, desde 2020, como Gerente Comercial da CHD Incorporadora.
Aqui vocês encontrarão insights imobiliários relacionados a estratégias de marketing e diferenciação, bem como tendências e cases relevantes desse importante mercado no cenário nacional e global.
Redes sociais: @liane_weber
Respostas de 2
Ti amo muito! Muito e muito pouco pra dizer o tanto que ti amo.
Que maravilhoso.
Parabens