Marketing Imobiliário: tendências 2024

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Entre novidades e estratégias que nunca saem de moda, separei 9 tendências fundamentais para orientar a estratégia e os recursos de marketing imobiliário para esse ano de 2024. Confira:

– Tiktok agora incentiva vídeos longos e formato horizontal (estilo Youtube)

O TikTok começa a “youtubezar” o seu conteúdo, passando a competir diretamente com a “rede vizinha”. Usuários que publicarem vídeos com mais de um minuto e na orientação horizontal na plataforma podem receber um impulsionamento de divulgação por até 72 horas. Resumindo: o TikTok vai dar mais alcance sem cobrar nada por isso. Para poder receber esse bônus, além de cumprir as exigências do formato de vídeo, as contas precisam ter mais de três meses, o conteúdo precisa ser original, não ser publi e nem uma conta governamental, de político ou de partido.  O uso da hashtag #longervideos é opcional, mas esse ponto da mensagem entrega algo bem importante: o TikTok quer facilitar a busca por esse formato na plataforma e a ajudar na divulgação. Fonte: Tecnoblog

– Vídeos curtos

. Vídeos curtos não excluem os vídeos longos, apenas devem ser usados em estratégias diferentes (engajamento x posicionamento).  Já é comprovado cientificamente que o tempo de retenção da atenção das pessoas vem reduzindo a cada ano, fenômeno chancelado pelo TikTok, Reels do Instagram e Shorts do Youtube. Os vídeos curtos ocupam uma das mais relevantes posições na produção de conteúdo atualmente, visto que o alcance e a probabilidade de engajando se apresentam superiores em relação aos demais. Vale ressaltar que a eficácia desse tipo de conteúdo não está apenas na brevidade, mas na habilidade de transmitir a mensagem de forma objetiva e memorável. Negócios que compreendem a aplicação do storytelling em poucos segundos tendem a alcançar mais usuários e, além disso, a retê-los por mais tempo.

– Ephemeral content (conteúdo efêmero)

Conhecidos pelo formato “stories” nas redes sociais, os conteúdos efêmeros são uma excelente forma de conexão com o público e a tendência é que sigam em alta. Disponíveis por apenas 24 horas, esses conteúdos são excelentes para engajamento e construção/manutenção de relacionamento. Existe um potencial incrível a ser explorado através dessa ferramenta, representando um dos pontos mais relevantes de contato entre os consumidores e as marcas em nosso tempo. A exigência? Autenticidade! Não adianta passar uma imagem no mundo virtual desconexa de quem você, de fato é, na “vida real”. A troca de experiências verdadeiras conecta em níveis impressionantes, tornando esse canal extremamente relevante na estratégia de marketing de qualquer profissional. Mas, claro, de nada adianta ficar só compartilhando imagens e vídeos de imóveis: pessoas se conectam com pessoas.

– Chat GPT

No âmbito imobiliário, notamos uma crescente presença do ChatGPT (chatbot online de inteligência artificial) em tarefas que extrapolam a simples criação de conteúdo para anúncios de propriedades ou redes sociais de empresas do setor. Atualmente, a ferramenta passa por treinamento para desempenhar um papel crucial em demandas como precificação e captação de imóveis. Ao ser integrada a bancos de dados das empresas, o ChatGPT pode realizar análises em conjuntos de informações, oferecendo insights valiosos aos profissionais desse mercado. Isso, por sua vez, contribui para a otimização de processos e uma tomada de decisão mais inteligente.

– Collabs

Elas vieram para ficar! O Instagram Collabs, também conhecido como colaborações, é um recurso que permite que até quatro perfis trabalhem em conjunto em uma única postagem no Instagram. Essa solução tem sido uma forma poderosa de promover parcerias, principalmente entre criadores de conteúdo e marcas, fazendo com que seus perfis ganhem força e suas publicações melhorem o alcance entre os usuários. Todavia, muita prudência se faz necessária na escolha dos perfis com quem se fará a colaboração! Os valores, a cultura e a visão das mesmas precisam estar alinhados com os da sua empresa, evitando resultados indesejáveis, como perda de seguidores.

– Sustentabilidade e responsabilidade social

Bom, essas duas nunca saem de moda, né? Boas práticas de ESG, ou seja, de governança, responsabilidade social e com o meio ambiente, agora são fatores que contribuem para o balanço das empresas. O que surpreende mesmo é o fato de tantas empresas e profissionais ainda não enxergarem a importância de se posicionar nesses aspectos. Campanhas solidárias, e apoio a causas, beneficiam a comunidade e criam laços emocionais fortes com os consumidores. Mas, claro, as ações precisam fazer sentido na cultura e valores da empresa, caso contrário, não agregarão em nada à construção de valor da marca.

– Conteúdo em áudio

Fazer duas coisas ao mesmo tempo, quem nunca? Aproveitar a corrida, ou a limpeza da casa, e acessar um conteúdo edificante. Apostar em podcasts pode ser uma boa alternativa para ocupar mais tempo na cabeça do seu cliente e aumentar o seu “brand awareness”. Claro que precisa ser um conteúdo relevante, pensado estrategicamente, mas, uma vez definido o caminho, esse formato pode agregar muito no seu negócio, tanto na captação de novos clientes, quanto na retenção dos atuais. Compartilhar conhecimento para multiplicar resultados!

– Fidelização e retenção de clientes

Melhor um pássaro na mão do que dois voando, não é mesmo? O custo de adquirir um cliente novo é maior do que manter um que você já conquistou. Investir em estratégias de relacionamento para cultivar a conexão já estabelecida, visando não somente a retenção e novas vendas, mas também indicações e um pós-venda de valor para seus clientes, é uma das a chaves para prosperar no mercado imobiliário. Isso não é nenhuma novidade em termos de marketing, mas ainda vemos iniciativas bem tímidas nesse sentido no mercado imobiliário regional.

Foco na experiência

Deixei por último essa que eu considero ser uma das estratégias mais relevantes, especialmente no setor imobiliário. A internet oferece um verdadeiro “supermercado de imóveis”. O “lead”, quando clica no seu site ou anúncio, muitas vezes já sabe até mais do que você sobre aquele produto, já “varreu” o Google em busca das opções que mais lhe agradam. Ele(a) inicia um contato contigo e com mais cinco (no mínimo) outros corretores(as). O que vai fazer a diferença é a experiência de atendimento que você vai oferecer enquanto corretor/corretora/imobiliária. Só aqui em Gramado e Canela existem cerca de 2 mil profissionais no ramo. O que você tem feito para se diferenciar dos demais? Pequenos detalhes como um atendimento personalizado – de verdade -, um café especial e um sorriso genuíno são capazes de fazer a diferença, mas ainda há um universo de iniciativas a ser explorado para garantir experiências inesquecíveis, a fim de que cada cliente, de fato, se sinta valorizado em sua empresa. O marketing de experiência será, certamente, um fator chave de sucesso em 2024. Entregue mais do que o cliente espera, especialmente nos pequenos detalhes, e veja a “mágica” acontecer em seus resultados.

Para ficar por dentro de mais insights e tendências, siga-me nas redes sociais: @insight.imobi / @liane_weber.

*Imagem de capa: gerada com IA ∙ 30 de janeiro de 2024 às 1:47 PM

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Liane Weber

Bacharel em Hotelaria pela Castelli (2009) e Especialista em Gestão Empresarial com Ênfase em Serviços pela Feevale (2012). MBA em Marketing, Branding e Growth pela PUC/RS (2023). Atualmente, está cursando sua terceira Pós-Graduação, desta vez em Design de Interiores, Decoração e Ambientação pela PUC/RS.

Experiência de mais de 10 anos de atuação em negócios de luxo, desde hotéis da rede Relais & Châteaux no Brasil e na França, passando por casa de eventos de luxo, varejo de móveis de design autoral e, atualmente, incorporação imobiliária. Atua, desde 2020, como Gerente Comercial da CHD Incorporadora.

Aqui vocês encontrarão insights imobiliários relacionados a estratégias de marketing e diferenciação, bem como tendências e cases relevantes desse importante mercado no cenário nacional e global.

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