Tudo que você precisa saber sobre óleos essenciais

compartilhe:

O que são óleos essenciais:

Os óleos essenciais são substâncias produzidas naturalmente pela planta, para sua proteção e reprodução. São retirados da parte mais aromática da planta, sendo encontrados em folhas, raízes, caules, galhos, cascas de frutos, troncos e sementes. São altamente concentrados, muito complexos e com princípios ativos bastante eficientes.

Qual a diferença entre óleo essencial e óleo exótico?

Normalmente, os óleos exóticos (ou vegetais), são mais viscosos e não possuem aroma muito predominante. Muitos podem ser ingeridos através do uso culinário, além da utilização corporal em cosméticos. Já os óleos essenciais, possuem uma viscosidade mais baixa, ou seja, são mais líquidos. Por serem muito concentrados, não devem ser ingeridos e seu uso recomendado em cosméticos é que seja diluído em outro produto. Além disso, possuem um aroma marcante, principal diferença em relação ao óleo exótico.

Quais os benefícios?

Os óleos vegetais atuam como hidratantes, umectantes, cicatrizantes, regeneradores da pele e cabelo e antioxidantes. Os óleos essenciais contém propriedades bactericidas, fungicidas, antivirais, descongestionantes, cicatrizantes, analgésicas, calmantes, imunoestimulantes, entre outros benefícios terapêuticos.

Como utilizá-los?

Como os óleos essenciais são altamente concentrados, não é recomendado o uso diretamente sobre a pele, pois podem causar irritações em peles mais sensíveis. A orientação é dissolver algumas gotas em óleos, sabonetes, cremes e loções corporais, além de trazer uma sensação incrível de relaxamento quando utilizados em difusores de ambientes.

Já os óleos vegetais, além do uso culinário, podem ser utilizados diretamente na pele em massagens relaxantes. Por exemplo, pode-se utilizar algumas gotas em sabonetes, creme e loções corporais ou até mesmo em shampoos e condicionadores – pois muitos deles contém propriedades que auxiliam na hidratação e controle da oleosidade capilar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nossos Colunistas