13 jovens em busca do sonho de representar a Oktoberfest de Igrejinha. Foto: Juliano Arnold
Candidatas a Rainha e Princesas da Oktober de Igrejinha participam do Encontro das Comissões nesta sexta-feira
A 32ª Oktoberfest de Igrejinha promove nesta sexta-feira (22), na Sociedade União de Cantores de Igrejinha (SUCI), o evento que marca o início dos trabalhos em 2019: o Encontro das Comissões Organizadoras. A confraternização é o momento de apresentação da diretoria da Associação de Amigos da Oktoberfest de Igrejinha (AMIFEST) e dos líderes das comissões organizadoras que a partir de então iniciam os trabalhos de preparação para a festa que acontece de 18 a 27 de outubro.
Além da apresentação formal da diretoria e comissões a noite marcará oprimeiro encontro das 13 jovens que buscam a faixa e coroa de soberanas da 32ª Oktober de Igrejinha, com parte dos 3 mil voluntários que trabalham no evento. Desde o anúncio das candidatas, as jovens estão participando de uma etapa preparatória, o workshopder Kandidatinnen. Nos dias 16 e 17 de março, o grupo participou de uma imersão, onde as postulantes ao título assistiram oficinas sobre cultura, idioma, técnicas de comunicação e passarela, dicas de maquiagem, entre outros temas relacionados ao universo da festa, incluindo conversa com o trio de soberanas de 2018 – a Rainha Natália Schmitt e a princesas Bárbara Sparrenberger e Júlia Göttert.
Até o momento da escolha do novo trio, que acontece no Kerb das Soberanas – dia 14 de abril, no Parque de Eventos Almiro Grings– as candidatas seguem com agenda de atividades. Entre as principais, no dia 6 de abril, na PraçaDona Luiza, acontece a tradicional divulgação do Kerb, seguida pela Carreata das Candidatas. Neste dia ainda, elas visitam o parque onde acontece o I Festival de Cerveja Artesanal e II Festival Gastronômico e Cultural.
KERB DAS SOBERANAS
Data: 14 de abril
Horário: 18h (abertura dos portões as 16h)
Valor do ingresso: R$ 15,00
Onde comprar: com as candidatas e no Super Lanz de Igrejinha
FOTOS: JULIANO ARNOLD
Conheça as candidatas a Rainha e Princesas
ANA PAULA ADAMSKI, 27 ANOS
Instagram @anapaulaadamski | Facebook Ana Paula Adamski
Educadora Auxiliar na EMEI Professora Ida Maria Krupp e EMEI São João Batista
Estuda Pedagogia na Unigran e Curso Normal de Aproveitamento (Magistério) no IEE Olívia Lahm Hirt
Desde pequena cultivo o sonho de ser uma Soberana da Oktoberfest de Igrejinha e em 2012 tive a oportunidade de realizar parte deste sonho, concorrendo a corte da 25ª Oktoberfest. Naquele ano não fui escolhida, mas ganhei muitas amigas e amigos e uma experiência incrível. Sempre quando via a carreata das candidatas vinha um sentimento – uma mistura de felicidade e tristeza – pois não poderia mais me inscrever pela idade. Com mudança no regulamento deste ano pude novamente ter a oportunidade de ir em busca deste sonho, de levar para todo o Rio Grande do Sul o amor, admiração e encanto que sinto pela festa. De mostrar que ela é um lugar de cultura, história, solidariedade, voluntariado, diversão, de gastronomia diferenciada, e de reencontrar e fazer novos amigos. É uma festa de todos para todos. Sonhos existem para ser sonhados e realizados, me sinto preparada para alcançar este.
CAROLINE RAMIRO BARBOZA, 22 ANOS
Instagram @barbozak | Facebook Caroline Barboza
Estudante de odontologia na Feevale
Estou em busca deste sonho pela segunda vez, minha primeira tentativa foi em 2015. Assim como a maioria das meninas da cidade, a Oktoberfest fez, e faz, parte da minha vida, por isso desde pequena cultivo o sonho de ser soberana. Conforme fui crescendo e acompanhando meus pais como voluntários percebi a grandeza da nossa festa e as maravilhas que ela proporciona para Igrejinha. Será uma honra poder representar e, de alguma forma, ajudar a divulgar e engrandecer ainda mais a maior festa comunitária do Brasil.
ELIZABETHE BRUNNA WAGNER TROMBETTA, 26 ANOS
Instagram @elizabethebrunna | Facebook Elizabethe Trombetta
Tabeliã Substituta
Graduada em Direito pela Universidade de Caxias do Sul – UCS, e pós-graduada em Processo Civil pelo IMED.
É a primeira vez que concorro a soberana. Sempre tive este sonho, mas adiei em virtude dos estudos, pois penso que para honrar a vaga de soberana é necessário tempo disponível para estar de corpo e alma em todos os eventos e divulgações. Fiquei feliz quando vi a alteração no regulamento, e com isso a possibilidade de tentar realizar este meu sonho de representar os voluntários, os igrejinhenses e todos que gostam dessa festa. A Oktober sempre esteve no meu coração, mas foi a partir do momento que me tornei voluntária, há aproximadamente 4 anos, que me dei conta da sua proporção. É um orgulho para mim poder narrar aos visitantes que nossa festa é voluntária, e que todos que estão ali doando seu tempo e recebendo as pessoas com sorriso no rosto atuam única e exclusivamente porque querem fazer isso. O que me motivou, além da possibilidade de realizar meu sonho, é a oportunidade de ter mais voz para convidar as pessoas para visitar o parque no mês de outubro e se apaixonar, assim como eu, por essa que é a maior e melhor festa comunitária do Brasil.
EMILLY RIBEIRO DOS SANTOS, 19 ANOS
Instagram @emilly_ribeiro88 | Facebook Emilly Ribeiro
Educadora auxiliar na E.M.E.I Raio de Sol
Formada no Curso Normal de Aproveitamento (Magistério) no IEE Olívia Lahm Hirt e cursando Pedagogia-licenciatura, na Anhanguera.
É a primeira vez que concorro a soberana. Sempre tive vontade, e escolhi este ano para tentar realizar meu sonho, que me acompanha desde os 10 anos. Sempre busquei estar ligada com a Oktober à cultura alemã, ambas sempre estiveram muito presentes na minha família, no meu crescimento. A principal motivação para me candidatar foi o desejo de representar a festa e a cultura, pelos quatro cantos do Estado, e também representar os mais de 3 mil voluntários que fazem a Oktober acontecer. Acredito estar capacitada, e espero aprender com cada experiência proporcionada nesta jornada.
JESSICA ANDRIELI BISCHOFF, 21 ANOS
Instagram @bischoffjee | Facebook Jessica Bischoff
Auxiliar de Expansão na Jorge Bischoff
Estuda inglês no CNA
O motivo de estar novamente concorrendo a corte da 32ª Oktober é simplesmente o amor pela minha origem! Além de integrar a história de Igrejinha, desejo representar nossa festa sempre com o sorriso mais sincero no rosto, fazer com que as pessoas vejam o amor que tenho pela minha origem e o orgulho que tenho por ela. Poder divulgar tudo que compõe a essência da Oktober e a cultura alemã, fazendo com que todos possam sentir a mesma paixão e a mesma realização que nós sentimos. Quero ser soberana para transmitir meu amor e toda a dedicação a essa festa que faz brotar o verdadeiro sentimento pela nossa história.
JÉSSICA ELIARA SCHAEFER, 27 ANOS
Instagram @schaeferjess | Facebook Jéssica Schaefer
Assistente Administrativo
Formada em Publicidade e Propaganda pela UNISINOS, cursando inglês na Right Way – Escola de Idiomas
É a primeira vez que concorro. Desejo ser soberana para transmitir a alegria de ser voluntária da Oktober, por me encantar a cada dia com as nossas raízes e para levar a cultura alemã para cada canto do Estado, além de poder representar todos que fazem, com muito amor, esta festa acontecer.
JÉSSICA MOURA SCHNEIDER, 28 ANOS
Instagram @jehschneider91 | Facebook Jéssica Schneider
Secretária na J&G BAGS BOLSAS
Tenho amor pela festa desde a primeira vez que fui. Quando criança frequentei com meus avós, e cresci vendo a grandiosidade do evento, o que, somado ao apoio da família, despertou a vontade de fazer parte dessa história. Nunca havia participado, e uma das coisas que mais me deixou animada, foi ver que a organização abriu espaço para moças até 28 anos concorrerem. Vi então uma grande oportunidade, já que nos outros anos não pude participar, e desta vez agarrei com as duas mãos.
LUANA GABRIELA BATISTA, 22 ANOS
Instagram @_luanagabriela
Ao falar de Oktober, em minha cabeça e em meu coração sinto amor a nossa cidade e à festa. Todos os envolvidos são voluntários que trabalham fortemente para colher bons resultados e assim ajudar nossa comunidade. Nossa cidade é tão bonita, que preza a família, união, solidariedade. É isso que sinto e que quero transmitir sendo uma soberana.
NATÁLIA DIER, 28 ANOS
Instagram @natidier | Facebook Natália Dier | Twitter diernatalia
Cirurgiã-dentista e fazendo pós-graduação em Endodontia na FATEC Dental CEEO
Oktoberfest é a união da comunidade para ajudar a todos! E isso é feito com muita alegria e dedicação! É ter muito orgulho do que a festa faz para a nossa comunidade, entidades e arredores!
NATHÁLIA CAROLINE KINAST, 20 ANOS
Instagram @nathaliakinast | Facebook Nathália Kinast
Atendente SAC – Crisdu Moda Intima
Estudante de Gestão Comercial na Universidade Feevale.
A Oktoberfest é a festa de todos. Para mim ela significa solidariedade, amor, união e alegria. Quando chega outubro a cidade toda entra em clima de Oktober e é possível ver a alegria no rosto de todos, porque a festa mais esperada do ano chegou. O povo se une, dos mais jovens aos mais experientes, e trabalham com amor, se doando para termos mais uma edição de sucesso.
RAMONA MAIARA DA SILVA POMIÉ, 24 ANOS
Instagram @pomieramona | Facebook Ramona Pomié
Educadora Social – Aprender Cemae
Estudante de Pedagogia- IEP -Unigran
Oktoberfest para mim significa a alegria de ser voluntária e amor para com o próximo, porque é nela que se vivem os melhores momentos de alegria, amor e generosidade, tudo resumido em uma frase “DE TODOS PARA TODOS”.
SABRINA WILBERT, 26 ANOS
Instagram @sabrina_wilbert | Facebook Sabrina Wilbert
Artista plástica – SW Artes – esculturas em biscuit
Formada em Administração.
Oktoberfest para mim significa doação, uma forma única de amor pela nossa cultura. Nossa cidade é exemplo, um lugar ótimo de se viver, isso é resultado dos sentimentos de união e alegria que movem os voluntários, e fazer parte disso é muito gratificante!
SAIURI RAYSSA RUPPENTHAL DE SOUZA, 25 ANOS
Instagram @saiurirayssa | Facebook Saiuri Rayssa
Agente de atendimento
Estuda inglês na TIP Makeover
Oktober significa generosidade, um momento o qual todos se voltam para a importância de fazer algo para o outro e para si próprio, pois todo esforço aplicado retorna de forma a ajudar cada um.
Sobre a Oktoberfest de Igrejinha
Desde 1988 a comunidade de Igrejinha, cidade localizada a 90 quilômetros da capital Porto Alegre, realiza sua Oktoberfest. Três mil voluntários, da cidade e região, trabalham para celebrar a cultura germânica através de shows musicais, gastronomia tradicional, produtos coloniais, chope, jogos germânicos, mostras culturais, desfiles e bandinhas típicas. Em 2019, a festa realiza sua 32ª edição, de 18 a 27 de outubro, no Parque de Eventos Almiro Grings. Informações em www.oktoberfest.org.br.