Domingo, 6, é dia de votação para o Conselho Tutelar de Gramado
Em eleição organizada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), os eleitores de Gramado podem votar neste domingo, 6, em um dos 16 candidatos que disputam os cargos para o Conselho Tutelar. Os cinco mais votados serão considerados eleitos – e os demais suplentes, conforme a ordem de votação. O horário de votação é das 8h às 17h, e o voto é facultativo.
O Conselho Tutelar é órgão permanente e autônomo, não jurisdicional, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente, segundo o disposto na Lei 8069, de 1990 (Estatuto da Criança e do Adolescente, o ECA).
Os recursos necessários para o funcionamento do Conselho Tutelar estão previstos no orçamento municipal e o suporte administrativo é de responsabilidade da Secretaria da Cidadania e Assistência Social.
ONDE VOTAR
Cinco locais reúnem todas as seções de votação de Gramado. Confira:
MOSÉS BEZZI: Escola Mosés Bezzi, Escola Caramuru, Sociedade São Luiz, Escola Nossa Senhora da Pompeia, Escola Vicente Casagrande, Escola Nossa Senhora de Fátima, Sociedade São Gothardo, Escola Carlos Barbosa e Instituto Santíssima Trindade;
CAIC: Escola Carlos Nelz (CAIC), Escola João Benetti Sobrinho, Esporte Clube Linha Bonita e Esporte Clube União (Furna);
APAE: Apae, Ginásio Nelson Dinnebier (Prefeitura), FAURGS, Escola Cenecista (CNEC), Escola David Canabarro, Escola 25 de Julho, Escola Gentil Bonatto, Escola Henrique Bertoluci Sobrinho, Escola Alberto Pasqualini, Sociedade Reunidas e Sociedade Santo Antônio;
SENADOR SALGADO FILHO: Escola Senador Salgado Filho, Salão da Igreja Santa Teresinha, Salão da Igreja São José Operário e Escola Ramos Pacheco;
PRESIDENTE VARGAS: Escola Presidente Vargas e Escola Maximiliano Hahn.
O eleitor deve portar o Título Eleitoral e documento com foto.
NOME E NÚMERO DO CANDIDATO
Andréia Carina de Mendonça (Andréia Carina), 21;
Janaína Grade Ramisch* (Jana Ramisch), 22;
Paloma Reis da Silva (Paloma Reis), 24;
Vera Lucia Neves Simão (Vera Simão), 25.
Ana Paula Benetti* (Paula Benetti), 27;
Marilei Hahn* (Marilei Hahn), 28;
Elisandra Teresinha da Silva Chaves (Ellis Chaves), 30;
Fabiano Fagundes Lopes (Fabiano Lopes), 31;
Leonardo Lopes de Freitas* (Leonardo Freitas), 34;
Jucileia Canal (Leia), 38;
Priscila do Nascimento Martins (Priscila Manfron), 41;
Maria Júlia Sousa Silva (Júlia Silva), 43;
Patrícia Eliane de Paula Vasconcelos (Patrícia de Paula Vasconcelos), 46;
Elisângela da Silva Medeiros Gonçalves (Elisângela Gonçalves), 47;
Oldair João Buzetto* (Oldair João Buzetto), 49;
Silvio Luciano Gebert de Andrade (Faustão), 50.
Candidaturas assinalados com asterisco estão sob judice, sem decisão transitada em julgado.
Fotografia dos candidatos em ordem crescente de números, de 21 a 50.
ORGANIZAÇÃO
Conforme a presidente do Comdica, Deibe Gottschalk Petzinger, ainda que o voto não seja obrigatório, “a importância deste reside, exatamente, na possibilidade de a comunidade articular sua participação no que tange as políticas públicas voltadas à criança e ao adolescente, garantindo direitos”.
Na avaliação da secretária da Cidadania e Assistência Social, Ana Lovatto Satori, o processo da eleição para o Conselho Tutelar ocorreu com normalidade.
“Foi organizado por uma comissão junto ao Comdica, Procuradoria do Município e Ministério Publico. Mas, para que o processo de escolha dos conselheiros tenha êxito, é fundamental que todo cidadão vote no dia 6 de outubro”, disse.
Texto: Roque Tomazeli
Arte: Eraldo de Medeiros
Fotos dos candidatos: Carlos Borges