Fotos: Rafael Cavalli/SerraPress
Comunidade decora pinheirinhos para esperar o Papai Noel no 33° Sonho de Natal
Canela está pronta para receber turistas e o Papai Noel. A cidade vai respirar ares natalinos até 10 de janeiro de 2021 por conta do 33º Sonho de Natal. A festividade iniciou na tarde desta quinta-feira, 22, com a ornamentação das Árvores do Sonho, uma atividade que envolveu a comunidade e embelezou ainda mais a avenida Júlio de Castilhos.
Os mais de 60 pinheirinhos somam-se aos enfeites que estão presentes em praças, canteiros e também nas principais vias centrais de Canela tornando a decoração um atrativo a mais para o público.
A abertura do evento foi marcada pelo acendimento das luzes, coordenada pelo secretário de Turismo e Cultura, Ângelo Sanches, pelo diretor geral do evento, Elias da Rosa, e equipe. O ato foi realizado em frente à Catedral de Pedra, um dos principais pontos turísticos do Brasil. “Em sua 33ª edição, o Sonho de Natal começa reinventado com seus protocolos de saúde e de prevenção. Em parceria com as entidades, órgãos de saúde e Governo do Estado, estamos desenvolvendo as melhores formas de realizar um evento totalmente seguro, que preserve e respeite a saúde de cada um”, ressalta Sanches. “Sabemos da importância da retomada da economia, mas também sabemos da importância de cuidar bem das pessoas. O Sonho de Natal quer tocar no coração das pessoas e fazer com que elas se reinventem também”, acrescenta o secretário.
MEDIDAS DE PREVENÇÃO
Para a decoração das Árvores do Sonho, foram observadas medidas de segurança sanitária. Os participantes seguiram protocolos como uso obrigatório de máscara e uso de álcool em gel. Como forma de evitar aglomeração, a montagem das árvores ocorreu em horários diferentes e de forma intercalada. Foi permitida a presença de somente duas pessoas na colocação dos adereços de cada pinheirinho.
Acompanhada pela professora Dionéia Lauffer, a coordenadora da Escola de Ensino Infantil Carmen Schlieper, Paula Brito, decorou a árvore do educandário. “É uma maneira de mobilizar a comunidade e de trazermos um pouco da criatividade de cada um. Que essas árvores tragam uma luz, sejam uma coisa bonita para a nossa cidade neste momento que estamos passando. Coisas simples são emocionantes por tudo que passamos no decorrer do ano”, avalia Paula.
Para Zilá da Silva Santos, os pinheirinhos embelezam Canela e atraem turistas porque eles ficam na expectativa de virem e encontrar a cidade decorada para tirar fotos. “Eu espero que, apesar desta situação de pandemia, isso não seja empecilho para os turistas virem e curtirem a cidade com toda a proteção”, destaca Zilá. Ela decorou a árvore da Assunção-Serviços Elétricos e Sistemaq Compressores, juntamente com a neta, Andrelyne Martins.
Ministério Público acompanha segurança sanitária do evento
Na manhã de quinta-feira, 22, o promotor de Justiça de Canela, Paulo Eduardo de Almeida Vieira, e o oficial do Ministério Público (MP), Marcelo Almeida, estiveram reunidos por videoconferência com o secretário de Turismo e Cultura, Ângelo Sanches, e com a secretária adjunta da Saúde, Milena Santos, para tratar sobre a realização do 33º Sonho de Natal. A reunião, promovida pela Promotoria de Justiça de Canela, teve por objetivo orientar a organização do evento quanto à necessidade de atendimento aos protocolos de saúde, visando à continuidade no enfrentamento da pandemia de Covid-19 no município.
A pauta foi em torno da preocupação do MP com relação ao Sonho e das secretarias de Turismo e Saúde com relação a medidas efetivas que deverão ser adotadas para a viabilização do evento. Na ocasião, as duas pastas apresentaram ao Ministério Público a solicitação de análise dos protocolos sanitários que foram levadas ao Gabinete de Crise do Governo do Estado e ao Centro de Operações de Emergência de Canela (COE). “Essa reunião foi muito importante, porque serviu para encontrarmos os melhores caminhos para que possamos preservar a integridade e a saúde de cada canelense e de cada turista, e fazer com que o Sonho de Natal aconteça com toda a infraestrutura e segurança necessária para o bem-estar de todos”, reforçou Ângelo Sanches.