Marmitas alimentam o estômago e o coração

compartilhe:

No início da pandemia da covid, em 2020, fomos obrigados a parar e ver a vida por telas de celulares, computadores e tablets. Vimos os arredores com outros olhos e descobrimos que existem vidas tão diferentes da nossa. Em 2020 constatamos que a fome não é enredo de filme, mas realidade para muitas famílias aqui na nossa região. Com esta percepção solidária, de que apesar de todo o cenário de cuidados e preocupações com a saúde coletiva, era preciso agir rápido. Uma marmita é uma embalagem recheada de alimentos quentes, para ser consumida prontamente. E alimento quente, no inverno do sul do Brasil, é um acolhimento, um olhar para pessoas que passam fome no estômago e na alma. Com este sentimento de ajudar, acima de tudo, um grupo de amigos doava os alimentos, outro grupo cozinhava e todos passaram a distribuir amor e atenção em formato de marmita quentinha nos bairros carentes de Canela. Na primeira ação, em maio de 2020, foram 112 marmitas doadas. Hoje já são mais de 10 mil marmitas distribuídas em bairros carentes de Canela, uma média de 220 marmitas entregues por semana. Esta ação vem carregada com doses extras de atitude, frio, relatos de dor, expressão de alegria e muitas histórias testemunhadas por estes voluntários. São narrativas fortes sobre desemprego, são pedidos de ajuda e olhares de agradecimento. O projeto Marmita Solidária Canela nos mostra que o planejamento muitas vezes precisa estar de mãos dadas com a atitude imediata, porque quando falamos de vidas, nem sempre estas podem esperar. Esta ação não é individual. Ela é conjunta, é feita por muitas mãos. Mãos que doam dinheiro para comprar alimentos. Mãos que doam alimentos. Outras que descascam, cozinham e lavam panelas. Tem também as mãos que encaram o frio para distribuir as marmitas.

A vida real não é coisa fácil, principalmente nestes dois últimos anos, onde o mundo se deparou com sentimentos tão fortes. Só nos resta sorrir de mansinho e entrar neste novo ritmo. Um ritmo feito de muita solidariedade e olhar amplo para TODOS.

Quer ajudar? Entra no insta Marmita Solidária Canela! Te torna um seguidor, curte as postagens. Ali está a lista de ingredientes das marmitas e os locais que recebem as doações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nossos Colunistas