Boletim 49º Festival de Cinema de Gramado

compartilhe:

Foto de Edison Vara/Agência Pressphoto

Prêmio Assembleia Legislativa de Cinema distingue melhores curtas gaúchos

Os curtas-metragens concorrentes ao Prêmio Assembleia Legislativa de Cinema – Mostra Gaúcha de Curtas, que integra a 49ª edição do Festival de Cinema de Gramado, serão exibidos em quatro programas a partir de hoje na TVE-RS, às 22h30, e estão disponíveis também pelo serviço de streaming do Globoplay, até às 23h59min do dia 21 próximo. Os 23 filmes foram divididos de acordo com as classificações indicativas. 

Para o presidente do Legislativo, deputado Gabriel Souza (MDB), a premiação é um reconhecimento à produção audiovisual no Rio Grande do Sul, além de integrar uma série de ações da Casa para o fomento da arte em 2021 – eleito como ano cultural do Parlamento gaúcho. “A iniciativa da Assembleia visa contribuir com a valorização dos produtores e entusiastas do cinema do nosso estado, além de apoiar este importante setor, que movimenta uma cadeia de outros segmentos, promovendo emprego e geração de renda”, destaca o parlamentar.

O Prêmio Assembleia Legislativa de Cinema – Mostra Gaúcho de Curtas é uma promoção da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, realizado há 18 anos em parceria com a Prefeitura Municipal de Gramado, firmada por meio de Termo de Acordo de Mútua Colaboração, com a interveniência da Gramadotur.

No dia 21 de agosto (sábado), às 16 horas, ocorre a cerimônia de premiação dos ganhadores do 18º Prêmio AL de Cinema – Mostra Gaúcha de Curtas 2021 direto do Palácio dos Festivais e poderá ser vista nos canais digitais do Festival de Cinema de Gramado (YouTube e Site) na TVE-RS, pela TV e pelo site, e na TV Assembleia pela TV no canal 11.2, no site, YouTube e Facebook.

A sessão de hoje exibe “Jardim das Horas”, de Matheus Piccoli, “Cacicus”, de Bruno Cabral e Gabriela Dullius, “Era uma vez… uma princesa”, de Lisiane Cohen e “Depois da meia noite”, de Mirela Kruel. 

O debate com os realizadores do Programa 1 acontece amanhã, às 17h, com transmissão ao vivo na TV pela TVE-RS e na internet no YouTube e site do Festival. Os debates acontecem em parceria com a Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul (ACCIRS) e terão mediação do crítico Marcus Melo e da jornalista Patrícia Salvatori. 

Prêmio Canal Brasil de Curtas irá entregar R$ 15 mil ao melhor curta brasileiro

Além de concorrer aos Kikitos em 13 categorias, os realizadores dos curtas-metragens brasileiros concorrem ainda ao Prêmio Canal Brasil de Curtas. 

O reconhecimento tem como objetivo estimular a nova geração de cineastas, contemplando os vencedores na categoria curta-metragem dos mais representativos festivais de cinema do país. Um júri convidado pelo Canal Brasil e composto por jornalistas especializados em cinema escolhe o melhor curta em competição, que recebe o troféu Canal Brasil, um prêmio no valor de R$ 15 mil e ainda a exibição do filme na programação do canal. 

Este ano o júri convidado é composto pelos jornalistas Maria do Rosário, Luiz Zanin, Ivonete Pinto, Robledo Milani e Monica Kanitz. 

Antes chamado de Prêmio Aquisição Canal Brasil de Curtas-metragens, o Prêmio Canal Brasil de Curtas teve sua primeira edição em 1998 em Gramado, antes mesmo do canal ir ao ar pela primeira vez. A mudança de nome aconteceu em 2013. 

Catálogo do Festival já está disponível para download

A versão digital do catálogo do 49º Festival de Cinema de Gramado já está disponível para download no site do evento. O catálogo do festival é um guia do evento e reúne as fichas técnicas de todos os filmes participantes, programação completa, editoriais da organização e apoiadores, currículos dos profissionais que compõem as comissões e júris, equipe completa de quem faz o festival acontecer entre outras informações. Para fazer o download basta entrar no link http://www.festivaldegramado.net/catalogo/

Longas gaúchos ficam disponíveis na internet até 21 de agosto

Quem perdeu a exibição dos três filmes que concorrem na categoria de Longas-Metragens Gaúchos no Canal Brasil têm até o dia 21 de agosto para assistir pela internet. Os títulos “Extermínio”, de Mirela Kruel, “Cavalo de Santo”, de Mirian Fichtner e Carlos Caramez e “A Colmeia”, de Gilson Vargas estam disponíveis até 21 de agosto, nos serviços de streaming Canais Globo e Globoplay + Canais ao Vivo. Para acompanhar é preciso ser assinante das plataformas. 

A premiação dos filmes acontece na noite de sábado, 21 de agosto, às 21h. As categorias premiadas serão: Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Roteiro, Melhor Ator, Melhor Atriz, Melhor Direção de Fotografia, Melhor Direção de Arte, Melhor Montagem, Melhor Desenho de Som e Melhor Trilha Musical. 

TVE-RS transmite sessão especial do Educavídeo

A TVE-RS transmite hoje em sessão especial do Educavídeo a partir das 17h, pela televisão e também pelo site da emissora, o curta-metragem “Entre Vidraças”, desenvolvido pelo projeto. Após, os alunos Caroline Barth, Bianca Fioreze e Ticiane Silva e a professora Thayse Martins participam de debate sobre o filme, que também será televisionado. 

PROGRAMAÇÃO DO DIA 16 DE AGOSTO

21h30 – MOSTRA COMPETITIVACMB A beleza de Rose (CE),de Natal Portela / 19’59”
CMB Fotos privadas (RJ),de Marcelo Grabowsky / 20’00”
LMB Álbum em família (RJ),de Daniel Belmonte / 72’10”
LME Pseudo (Bolívia),de Gory Patiño e Luis Reneo / 80’01”

22h30 – MOSTRA GAÚCHA DE CURTAS-METRAGENS Exibição do programa 1
Jardim das Horas, de Matheus Piccoli / 19’01”
Cacicus, de Bruno Cabral e Gabriela Dullius / 14’11”
Era uma vez… uma princesa, de Lisiane Cohen 13’13”
Depois da meia noite, de Mirela Kruel / 12’20”

COMO ASSISTIR
Longas-metragens (brasileiros, estrangeiros e gaúchos)
A exibição acontece de 13 a 19 de agosto, a partir das 21h30, na grade linear do Canal Brasil, para toda a base de assinantes, e nos serviços de streaming Canais Globo e Globoplay + Canais ao Vivo – somente durante o horário da exibição na TV. Os Longas Gaúchos estarão disponíveis, de 16 a dia 21 de agosto, nos serviços de streaming Canais Globo e Globoplay + Canais ao Vivo.

Curtas-metragens brasileiros
A exibição acontece de 13 a 19 de agosto, a partir das 21h30, na grade linear do Canal Brasil, para toda a base de assinantes, e nos serviços de streaming Canais Globo e Globoplay + Canais ao Vivo. De 14 a 21 de agosto, os filmes ficam disponíveis nos serviços de streaming Canais Globo e Globoplay + Canais ao Vivo.

Curtas-metragens gaúchos
A exibição acontece de 16 a 19 de agosto, a partir das 22h30, na grade linear da TVE-RS. De 14 a 21 de agosto, os filmes ficam disponíveis no site do evento e nos serviços de streaming Canais Globo e Globoplay + Canais ao Vivo.

Filme de encerramento | “Fourth Grade”, de Marcelo Galvão
Dia 20 de agosto, a partir das 21h30, na grade linear do Canal Brasil, para toda a base de assinantes, e nos serviços de streaming Canais Globo e Globoplay + Canais ao Vivo – somente durante o horário da exibição na TV.

Cerimônia de premiação
Dia 21 de agosto, às 16h, acontece a transmissão da premiação do Prêmio Assembleia Legislativa de Cinema – Mostra Gaúcha de Curtas com transmissão pela TVE-RS, TV Assembleia do RS e site e redes sociais do festival. E às 21h inicia a premiação de longas e curtas brasileiros com transmissão ao vivo de Gramado pelo site e redes sociais do evento, pelo Canal Brasi na TV e nos serviços de streaming Canais Globo e Globoplay + Canais ao Vivo – somente durante o horário da exibição na TV.

Ministério do Turismo e Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul apresentam o 49º Festival de Cinema de Gramado. Lei de Incentivo à Cultura. Patrocínio: Golden Propriedades de Lazer. Copatrocínio: VERO, a maquininha do Banrisul. Exibidor Oficial: Canal Brasil. Exibidor Regional: TVE. Apoio: Da Magrinha, O2 Pós, Azul Viagens,  Adylnet, Laghetto Hotéis, Stemac Grupos Geradores, Tecna, Planalto e Caracol Chocolates, Naymovie, IECINE. Cia Aérea Oficial:  Azul Linhas Aéreas. Receptivo Oficial: Gramado Receptivo. Apoio institucional: Museu do Festival de Cinema de Gramado, SIAV RS, ACCIRS, APTC/ABD-RS, Fundacine, Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul. Agente cultural: AM Produções. Promoção: Prefeitura de Gramado.  Financiamento: Pró-Cultura/RS, Secretaria de Estado da Cultura, Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Realização: Gramadotur, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal, Pátria Amada Brasil.

Acompanhe o Festival de Cinema de GramadoTwitter – @cinemadegramado
Instagram – @festivaldecinemadegramado/
Site: www.festivaldegramado.net
Facebook – /festivaldecinemadegramado/
Youtube: www.youtube.com/user/festivaldegramado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nossos Colunistas