Crédito: Dayana Monstans
O chocolatier Ricardo Campos retornou recentemente de um tour de negócios pela Bahia. O empresário – que com a esposa Ariane Raudenberg e a família Ziegler – lidera a Miroh Chocolate Makers, em Gramado, visitou a premiada fazenda Camboa, que produz e comercializa cacau para os principais chocolateiros do mundo, de lugares como Bélgica e Califórnia.
Durante a viagem, Campos adquiriu frutos de alto nível de qualidade, que têm previsão de chegar nos próximos 40 dias, e viu o início do crescimento dos que serão colhidos em dezembro. “Vamos produzir edições especiais de chocolates com esta amêndoa de cacau de excelência”, explica.
O chocolatier também visitou as fazendas Capela Velha e São José, ambas já fornecedoras de matéria-prima para a marca. A Miroh Chocolate Makers só trabalha com fazendas sustentáveis, que produzem cacau orgânico, premiado e que não utilizam trabalho escravo ou infantil.
De acordo com Ricardo Campos, a viagem também serviu para conhecer todos os fornecedores a fundo, seus diferentes sistemas de plantio, fermentação, secagem, bem como se as relações de trabalho são justas, se são registrados ou se fazem parte de cooperativas / parcerias. “Temos a preocupação em conhecer todas as pontas do processo. E isso também é um dos diferenciais que a Miroh oferece agregado ao seu produto. Não tem apenas alta qualidade, tem também responsabilidade social”, finaliza.