Economia – Foto Steve Buissinne
Gastos extras podem pesar nos primeiros meses do ano e influenciar negativamente as suas metas. São diversos os motivos que fazem com que o consumo excessivo – de itens que muitas vezes nem precisamos – se torne um problema a longo prazo e atrapalhe suas intenções de poupar. Se você planeja dar um destino melhor para o seu dinheiro, 3 dicas são fundamentais e poderão te auxiliar muito:
1- Comece
Não há como poupar sem começar, certo? Começar é o primeiro e o mais importante passo para atingir seus objetivos. Esse é o momento de definir as suas primeiras metas e iniciar o quanto antes.
2- Aprenda a identificar as prioridades
Na maioria das vezes, os gastos supérfluos são os grandes vilões da economia. O mais comum deles é o contato constante com campanhas e promoções, como a Black Friday, por exemplo. Nesses casos, você acaba gastando com coisas que nem precisa de verdade.
Gastos não pensados e sem propósito têm grande potencial de acabar com as suas reservas e te impedir de ter aquele dinheirinho de sobra no final do mês. O ideal é que você identifique prioridades e direcione os principais gastos para elas. Mercado, escola dos filhos, faculdade, momentos de lazer e contas fixas são alguns exemplos.
3- Não tenha pressa
É importante dar tempo ao tempo para evitar frustrações. No começo, estabeleça metas pequenas e mais fáceis de alcançar, assim você se mantém motivado e mais perto de atingir o seu objetivo. Inicie suas pesquisas sobre o mercado financeiro e conheça as melhores opções e estratégias para fazer o seu capital render.
Não tenha pressa, aos poucos você terá mais confiança e se sentirá mais à vontade para dar os próximos passos, enquanto isso, é importante manter-se sempre informado sobre o universo das aplicações financeiras.
*Larissa Kodum é redatora da Rental Coins (www.rentalcoins.com.br), uma exchange de criptoativos, e entusiasta do mercado cripto.