Foto: Freepik
Pequenas empresas querem ser digitais, diz pesquisa do Sebrae RS
Segundo o estudo, mais da metade (56%) das MPEs do RS investiram em tecnologia e soluções digitais frente à pandemia;
Trabalho híbrido é realidade para 42% dos pequenos negócios.
Acelerada por novas demandas e dinâmicas de mercado, a transição para modelos digitais está cada vez mais acelerada nos pequenos negócios gaúchos. Dados levantados pelo Sebrae RS apontam que mais da metade (56%) das Micro e Pequenas Empresas (MPEs) do Estado aceleraram este processo e investiram em tecnologia e soluções digitais para fazer frente aos desafios impostos pela Covid-19, especialmente a mudança de comportamento dos consumidores.
As áreas mais impactadas pela digitalização dos negócios foram: atendimento ao cliente e vendas (67%), marketing e divulgação (62%), gestão (29%) e relacionamento com fornecedores (24%). Além disso, o modelo de trabalho híbrido é realidade atual para 42% das MPEs gaúchas, ao passo que 5% atuam de forma remota, e, 53% no modelo presencial tradicional.
Os dados são da 20ª edição da Pesquisa de Monitoramento dos Pequenos Negócios do Sebrae RS. Entre os entrevistados, a pesquisa indicou que uma em cada três empresas (31%) são nativas digitais, ou seja, têm o seu negócio baseado em novas tecnologias e recursos digitais, tanto no que diz respeito à sua estratégia quanto à operação.
“A digitalização dos negócios já deixou de ser uma tendência, como observada antes da pandemia, e se tornou uma necessidade indesviável para as empresas permanecerem relevantes junto aos seus clientes, e competitivas nos seus mercados de atuação”, resume o diretor-superintendente do Sebrae RS, André Godoy. Para ele, o principal desafio, agora, está na adaptação das estruturas das empresas a esta realidade. “A transformação digital é sobre cultura, pessoas e processos, mais do que sobre negócios. Sem uma rápida adaptação nestas competências, será muito difícil para as empresas prosperarem”.
DESTAQUES DA PESQUISA
Tecnologias empregadas na transformação digital das pequenas empresas gaúchas:
31% – Equipamento portátil de informática;
31% – Tecnologia e sistemas de marketing digital;
28% – Sistema de armazenamento de dados em nuvem;
23% – Software de gestão;
21% – Software de videoconferência.
Áreas e oportunidades impactadas pela transformação digital:
48% – melhoria no relacionamento com os clientes;
35% – abertura para novos mercados / clientes;
24% – redução de custos;
23% – melhoria nos controles de gestão;
19% – melhoria na operação / ganho em produtividade;
17% – melhoria na tomada de decisão com base em dados;
12% – incorporação de novos produtos e serviços.
Além das informações sobre transformação digital, dados do estudo confirmam ainda uma perspectiva geral favorável para os negócios nos próximos seis meses no Estado. O estudo mostra que os empresários gaúchos seguem confiantes em relação aos negócios: 49% têm a expectativa de manter e 45% de expandir. Os números são corroborados pela expectativa de aumento no faturamento para 76% dos entrevistados. E desses, 61% acreditam que o aumento será de até 30%.