20 anos de luta pela Região das Hortênsias

compartilhe:

Ednilson Cardoso/Unsplash

No próximo dia 19 de abril, a ONG MARH comemora 20 anos de atuação pela proteção do meio ambiente.

A Região das Hortênsias é conhecida como um lugar de natureza exuberante, com muitas belezas naturais e qualidade de vida. Foi pensando nisso que no dia 19 de abril de 2002, nasceu o Movimento Ambientalista da Região das Hortênsias, o MARH, formado por um grupo de pessoas da comunidade preocupado em apontar e propor soluções para os problemas que ameaçam o nosso bem mais precioso: o meio ambiente. 

Nestes 20 anos, a ONG ambientalista tem marcado sua presença e liderança por meio de várias ações, dentre elas destacamos:

·         Educação ambiental e consumo consciente – realizou atividades em escolas e nove edições do Brique da Troca e da Barganha e três edições da Feira da Sustentabilidade.

·         Combate à poluição ambiental – executou junto a Prefeitura Municipal de Gramado e a iniciativa privada o projeto de reciclagem de lâmpadas, pilhas e baterias, dando destinação correta a estes resíduos.

·         Melhora da preservação da paisagem urbana e rural – incentivou e colaborou na implantação da Lei das Placas, em Gramado.

·         Alerta para a falta de saneamento e a consequente poluição das águas – fez campanhas de coleta e análise de água em vários arroios de Gramado e apoiou ações em Canela.

Além disso, o MARH defende a causa ambiental participando de conselhos municipais e regionais, como o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Canela e de Gramado e o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Caí.

Todas estas ações têm como objetivo: a preservação ambiental, o cuidado com a fauna e a flora, a manutenção da qualidade da água e um planejamento urbano sustentável de forma a garantir qualidade de vida para quem mora e visita a Região das Hortênsias (Gramado, Canela, Nova Petrópolis e São Francisco de Paula).

O aniversário da ONG MARH é um marco no amadurecimento e na evolução do movimento ambientalista.  

Se você quer participar e colaborar com a causa ambiental da região, é só entrar em contato pelo Facebook: @Movimento.Ambientalista.MARH ou através do e-mail ambientehortensias@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nossos Colunistas