Academia Serrana de Letras – ASL

compartilhe:

São Francisco de Paula tem uma ACADEMIA SERRANA DE LETRAS

Foi fundada a Academia Serrana de Letras – ASL – em 30/4/2022, em São Francisco de Paula. O presidente eleito é o escritor Léo Ribeiro de Souza. São 20 sócios fundadores que se uniram para valorizar as letras serranas. Escritores de São Francisco de Paula se reuniram para esta fundação, porque entendem que é preciso investir na produção, divulgação e valorização da literatura serrana e dos seus autores. Esta é uma conquista importante da Cultura de São Chico.

Léo Ribeiro, primeiro presidente da ASL

“São Francisco de Paula sempre foi um manancial de bons escritores. O rol de literatos que emanaram destas paragens transportando para o papel o conjunto de elementos formadores de nossa história bem como as características que forjaram a identidade dos habitantes de cima da serra é imensurável. A missão da Academia Serrana de Letras, além de organizarmo-nos como entidade literária, é dar seguimento a este espólio tão rico.

Pretendemos, com a fundação desta Academia, levar adiante este legado oportunizando a novos escritores que seus trabalhos sejam editados, sempre com o intuito de solidificar nosso município, como um referencial no meio cultural do estado.

Como Presidente, desta Associação, me sinto honrado pela confiança depositada e com a responsabilidade redobrada por coordenar, com o apoio de todos os colegas, esta significativa unção de vates”, afirma Léo Ribeiro

Primeiro evento da ASL

E a Academia Serrana de Letras já tem seu primeiro evento. O reconhecido pajador, PAULO DE FREITAS MENDONÇA, visitará São Francisco de Paula no dia 04 de junho, sábado, para autografar seu livro PAJADOR E DECIMISTA, no Centro de Informações Turísticas.

* Pajador é o trovador que recita a pajada, uma forma de rimas que ficou muito conhecida com o tradicionalista gaúcho Jayme Caetano Braun. Além do Rio Grande do Sul, o estilo é encontrado na cultura da Argentina, do Uruguai e do Chile.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nossos Colunistas