Caíque faz especialização fora do país

compartilhe:

O jornalista gramadense, Caique Marquez, foi selecionado pela Nicholson School of Communication and Media, da University of Central Florida, para participar de um curso de extensão acadêmica para jornalistas. Anualmente a instituição oferece bolsas para jornalistas profissionais de todo o mundo interessados em estudar os desafios atuais do jornalismo. O mesmo programa também é oferecido pelas universidades do Texas e de Stanford.

Entre os requisitos para participar do programa de bolsas para jornalistas estão ter pelo menos 5 anos de experiência de trabalho, atuar em um veículo de notícias ou uma organização de jornalismo freelancer, ser empreendedor na área do jornalismo ou executivo de negócios e gestão na área do jornalismo.

“Tive a honra de ser selecionado entre diversos profissionais do mundo, para uma breve temporada nos Estados Unidos, onde farei um curso de extensão e imersão nas novas tendências do jornalismo mundial. Escolhi a universidade da Flórida, por ser uma região turística, onde poderei traçar um paralelo entre o turismo local e o turismo de Gramado”, explica Caique Marquez.

O jornalista revela que o processo de seleção contou com preenchimento de uma “Application”, onde respondeu questões sobre sua vida e sua experiência profissional, além de enviar exemplos do seu trabalho. “Precisei escrever uma autobiografia de até 2 mil palavras contando como e porque me tornei jornalista. Além disso, foram necessárias três cartas de recomendação, que foram enviadas diretamente pelas pessoas de referência”, conta Caique Marquez.

Por último, o candidato deve enviar uma proposta de tema de estudo, ou seja, explicar no que gostaria de se focar durante o programa. O argumento deve ter relação com um dos temas gerais propostos pela fundação:

•Desafiando a desinformação e a as informações erradas

•Como rastrear os “deals” financeiros de políticos nos países em desenvolvimento

•Erradicação dos desertos de notícia e fortalecimento das notícias locais

•Combate às ideias preconcebidas, intolerância e injustiça.

•Jornalismo Científico: da pandemia à crise climática, como melhorar a cobertura de ciência

•Interseção de jornalismo de dados e jornalismo científico – simplificação de assuntos complextos e como tornar o conteúdo científico acessível e atraente.

• Estratégias de produto para jornalismo: como alinhar editorial, público, negócios e tecnologia

Entre os principais objetivos do curso está a promoção do jornalismo independente, local e autossustentável, através do acesso à educação, e “elevar os padrões do jornalismo de interesse público”, através de debates e compartilhamento de conhecimentos.

A Nicholson School of Communication and Media da University of Florida tem uma dúzia de diplomas e quase 100 professores em áreas como publicidade, jornalismo, comunicação e conflito, mídia interativa e cinema. Professores premiados que filmaram comerciais do Super Bowl e estudaram a linguagem dos astronautas. 

O curso fornece aos alunos as habilidades e conhecimentos que levam a carreiras em mídia eletrônica e digital.  É um programa de acesso limitado. O programa de Jornalismo segue o Código de Ética da Sociedade de Jornalistas Profissionais.

Equipe de atuação em Gramado

Caíque Marquez explica que o blog Caique Marquez – Jornalismo de Verdade possui atualmente uma equipe de profissionais em Gramado, que estarão cobrindo os fatos do cotidiano.

“Graças a Deus e aos leitores o blog tem crescido muito e conseguimos montar uma equipe que estará a frente das notícias diárias, como ocorrências policiais, acidentes, assuntos diversos das cidades de Gramado e Canela. Mesmo à distância, por um breve período de tempo, estarei à frente da cobertura política, checando informações diárias pelos canais de comunicação atuais, e acompanhando as sessões da Câmara online. As matérias polêmicas e opinativas continuam comigo, além da coordenação geral da linha editorial do blog. Eu e a equipe nos reuninos diariamente por videoconferência, com o objetivo de alinhar as pautas. Esse compromisso com a credibilidade e a legitimidade do jornalismo continuam sendo a principal marca do blog Caique Marquez. E daqui a algumas semanas estarei de volta com muita bagagem e conceitos novos para serem aplicados no jornalismo local”, pontuou Caique Marquez. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nossos Colunistas