Um censo para contar corações felizes

compartilhe:

Foto: Adriyko Podilny/ Unsplash

Patrícia Viale

Saiu na mídia que os recenseadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) deram início à coleta domiciliar do Censo Demográfico 2022. O Censo, que estava programado para acontecer em 2020, está sendo realizado com dois anos de atraso em razão da pandemia de Covid-19 e de cortes orçamentários. A previsão é de que até o início de novembro, os recenseadores estarão visitando, cada um dos domicílios, nos 5.570 municípios do país, incluindo aldeias indígenas e territórios quilombolas.

Vai ser ano especial, onde saberemos mais sobre a nossa população, nossas tantas comunidades. O Censo é uma pesquisa realizada, a cada 10 anos, pelo IBGE e a última foi feita em 2010. O levantamento realiza uma ampla coleta de dados sobre a população brasileira e permite traçar um perfil socioeconômico do país. Também tem por objetivo contar os habitantes do território nacional, identificar suas características e revelar como vivem os brasileiros.

Lendo esta notícia fiquei me perguntando se houvesse um censo para contar corações, almas sensíveis e sorrisos. Qual número iríamos atingir? Gostaria de saber que iríamos bater metas. A mídia nos apresenta tantos fatos que acontecem no dia a dia. Atos de racismo, assassinato de mulheres, casos de corrupção, doenças que saem do controle e contaminam muita gente. Conto informações porque sou jornalista, mas também conto palavras, que podem virar poesia porque sou escritora.

A vida é um questionário, onde a gente diz se quer viver com alma ou com limitações. Nem sempre conseguimos fazer NOSSAS escolhas, de tão envolvidos que estamos com o alheio. Porém é necessário saber parar e se olhar, para novamente responder o questionamento da vida. Espero que você se escolha, se coloque em primeira opção. Quando conseguirmos realizar este movimento, talvez a gente consiga contar mais corações felizes.

Uma resposta

  1. Que lindoooooo!!!!
    Seria maravilhoso se tivéssemos um censo para contar corações , almas sensíveis e sorrisos…
    Fico na esperança de que poderíamos atingir metas positivas… com mais sentimentos verdadeiros; empatia, solidariedade, amor, parceria e muito respeito!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nossos Colunistas