Kempinski e as estrelas

compartilhe:

Thiago Lacerda e José Paim de Andrade Jr. Foto: Lisi Viezzer

Novo Instituto Cultural na Serra Gaúcha recebe representantes do mercado audiovisual durante o 50º Festival de Cinema de Gramado

O Mirante Laje de Pedra, em Canela, foi o palco de encontro de grandes nomes ligados ao mercado audiovisual durante o 50º Festival de Cinema de Gramado na última quinta-feira (18). Em almoço realizado em parceria com o Instituto Estadual de Cinema (IECINE), os convidados do Instituto Cultural Laje de Pedra conheceram o projeto de renovação do tradicional hotel da Serra Gaúcha em mais uma ação de intercâmbio entre produtores e realizadores durante o “II Mercado Audiovisual Entre Fronteras”, atividade paralela do Festival de Cinema de Gramado.

Os sócios do empreendimento, Márcio Carvalho e José Paim de Andrade Junior, o gestor cultural e diretor artístico do Instituto Cultural Laje de Pedra André Venzon, a coordenadora do RS Criativo, Ana Fagundes, e cineasta Zeca Brito, diretor do IECINE, recepcionaram os convidados.

Entre os diversos presentes estavam os artistas Bárbara Paz, Thiago Lacerda, Johnny Massaro e representantes do mercado como André Saady, diretor geral do Canal Brasil, Hebe Tabachnik, da Lokro Produtions dos Estados Unidos; Carla Emeralda, diretora do Rio Contents Market; Renata de Almeida, da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, além da escritora Letícia Leticia Wierzchowski que acompanhava o grupo, entre outros ilustres convidados.

Durante o encontro, a gaúcha Bárbara Paz foi homenageada pelo trabalho como atriz, produtora e diretora. Ela agradeceu a homenagem e contou que está cada vez mais conectada com suas raízes gaúchas.

A produtora argentina sediada em Los Angeles Hebe Tabachnik, da Lokro Produtions, se mostrou encantada com o projeto do Laje de Pedra : “Um lugar mágico com uma energia espetacular, provocando um bem-estar. Um hotel que tinha muitas histórias e os que o adquiriram agora tiveram a brilhante ideia de transformá-lo em um espaço especial. Um lugar vivo, onde além da natureza, da boa comida exista arte, um intercâmbio de ideias, onde as pessoas são convidadas a desfrutar de tudo isto em alto nível”. Tabachnik aproveitou para sugerir a criação de um festival de cinema no local unindo a história e a tradição gaúcha ao contemporâneo.

Carvalho acompanhou o grupo de visitantes em um tour pelo espaço que será transformado nas futuras instalações do novo Kempinski Hotel & Residences – primeiro empreendimento da rede de luxo alemã na América do Sul – apresentando a primeira coleção de fotografias que inaugura em setembro o acervo artístico do Instituto recém criado.

“O que aconteceu aqui foi muito especial. A energia que estava reunida e a forma como todos se encantaram com o Laje de Pedra, projetando um futuro binômio entre Canela e Gramado”, avaliou Márcio Carvalho, que também conversou com a autora do romance “A Casa das Sete Mulheres”, Letícia Wierzchowski, sobre o protagonismo feminino na narrativa épica riograndense.

Ana Fagundes, Diretora do Departamento de Artes e Economia Criativa da Secretaria de Estado da Cultura, agradeceu em nome do Governo do Estado do RS a recepção e o olhar cultural do espaço: “Foi maravilhoso sermos recebidos no Kempinski Laje de Pedra, em Canela, para um almoço de confraternização com os  players que participaram do Mercado Entre Fronteiras, durante o Festival de Cinema de Gramado.  Todos ficaram impressionados com a beleza do lugar quanto pela maravilhosa gastronomia do restaurante 1835. Foi uma experiência espetacular, um  empreendimento que tem  a frente  pessoas sensíveis às artes e a criatividade. Nosso carinho e muitos  aplausos”.

O Mirante Laje de Pedra reúne o restaurante 1835, um anfiteatro a céu aberto, quatro galerias de arte, recebe as apresentações da Orquestra Filarmônica do Laje de Pedra e a obra da artista Heloisa Crocco, Casulo, que envolve o canteiro de obras. As iniciativas culturais do empreendimento fazem parte do escopo do Instituto Cultural Laje de Pedra que faz a curadoria deste olhar artístico do empreendimento e planeja projetos para ampliar o campo da arte na Serra Gaúcha.

Sobre o Kempinski Laje de Pedra

O Kempinski Laje de Pedra, em Canela (RS), será o primeiro hotel da rede de luxo alemã no Brasil, em parceria com a LDP Canela S/A. Em uma área total de 61 mil m², o hotel terá mais de 300 apartamentos, 4 restaurantes e 5 bares internacionais com amplos terraços e vistas únicas, enoteca, rooftop bar com lareira aberta, teatro e área para eventos. A previsão de abertura aos hóspedes é em 2025. www.lajedepedra.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nossos Colunistas