APAE Gramado lança projeto de Equoterapia, em parceria com Scalla Incorporações, Gramado Administradora e Sicredi
Desde o mês de julho, a APAE Gramado está oferecendo a alguns de seus usuários o atendimento de equoterapia, em parceria com a Scalla Incorporações, Gramado Administradora e Sicredi. O objetivo é contribuir para a reabilitação dos usuários com deficiência intelectual e/ou múltipla e Transtorno do Espectro Autista/TEA, que utiliza o cavalo através de uma abordagem interdisciplinar nas áreas da saúde, educação e inclusão social, buscando o desenvolvimento biopsicossocial.
É um projeto inovador da APAE Gramado, que está sendo executado por profissional habilitado, da área de fisioterapia, que desenvolverá atividades específicas dentro do contexto terapêutico, trabalhando as reais habilidades e inabilidades do praticante nas diversas áreas: motora, comportamental, cognitiva, sensorial e de aprendizagem. Certamente, uma experiência transformadora para estas crianças e adolescentes.
A Scalla e a Gramado Administradora estão disponibilizando os animais e a estrutura em área própria, e o Sicredi ofereceu os recursos para o pagamento dos profissionais através de seu Fundo Social. “Ficamos honrados e felizes em participar deste projeto com a APAE Gramado, tendo em vista o grande benefício que a Equoteria proporciona” afirma o empresário Irineu Dressel. Ex-presidente e parceiro da APAE há muitos anos, ele destaca a coincidência de interesses da APAE em oferecer o serviço aos seus usuários, e a estrutura física e disponibilidade das empresas em apoiarem a instituição e a comunidade. “Unindo esforços, toda a comunidade é beneficiada”, comenta.
A gerente da unidade Gramado do Sicredi, Mônica Stahl Tenier, afirma que “o Sicredi apoia causas como esta porque, muito além de uma Instituição Financeira que visa oferecer serviços e soluções financeiras para seus associados, quer realizar seu propósito que é Juntos Construir Comunidades Melhores. E uma comunidade melhor só se constrói com educação, inclusão, prosperidade, diversidade, saúde financeira e física. Este tipo de ação tangibiliza este propósito, e nos faz sentir inseridos na comunidade”.
APAE agradece o apoio
A presidente da APAE Gramado, Julita Andreis, disse que “estamos muito gratos aos colaboradores que nos permitem viabilizar mais essa atividade terapêutica e possibilitar que vários usuários se beneficiem com o tratamento da equoterapia”. A coordenadora da APAE Gramado, Juliane Chaves, afirma que “nos sentimos grandiosamente felizes diante deste marco histórico para a APAE Gramado. O projeto da equoterapia iniciado em julho deste ano nos enche de alegria, pois foi construído com muito cuidado e carinho pelos parceiros que abraçaram esta ideia. É uma técnica terapêutica que soma a todas as outras que já são disponibilizadas aos nossos usuários. De tamanho impacto no desenvolvimento e melhora dos aspectos clínicos e comportamentais, bem como na aquisição da autonomia, fator este muito trabalhado quando se fala em reabilitação. Temos a certeza de que este projeto trará muitos ganhos e somente agregará resultados na terapia como um todo”.