Conexão com a natureza

compartilhe:

Estar Noir por Rogério Menin – foto por Yuri Panichi

Conexão com a natureza é o destaque da Mostra Glass Home 2022

A mostra, já conhecida por ser a mais incrível do Brasil, acontece até o dia 18 de dezembro em Novo Hamburgo/RS

As principais tendências da arquitetura e decoração estão reunidas na Mostra Glass Home 2022. O evento, que iniciou no último dia 22, busca conectar o interno com o externo em um bosque de mais de 16 mil m² em Novo Hamburgo(RS). O oásis conta com 25 ambientes assinados por 22 escritórios de arquitetura de grande renome na região e no brasil, que em parceria com grandes fornecedores, realizam o evento que se estende até o dia 18 de dezembro. Coube aos arquitetos Daniela Engel, Rogério Menin e Nathalia Kauer a curadoria do espaço, que foi totalmente restaurado para abrigar os ambientes que irão inspirar os visitantes. Dentre os ambientes, cinco são casas que foram construídas do zero através de diferentes tecnologias que permitiram que essas estruturas fossem edificadas de forma rápida e eficiente.

Os visitantes da Mostra Glass Home 2022 ainda podem usufruir de ambientes funcionais, já que o espaço conta com duas operações gastronômicas, sendo um restaurante e um parador piquenique, além de oferecer uma quadra de beach tennis totalmente funcional, disponível para ser reservada pelos interessados. 

Glass House: ambientes conectados a natureza

Entre as edificações está a Glass House, uma casa com paredes de vidro e estrutura metálica aparente assinada pela arquiteta Daniela Engel, também curadora da Mostra. A escolha do vidro se deu pelo contato do interno com o Bosque. “Optamos pelo vidro porque, além das características positivas como o conforto térmico, ele traz o visual externo de natureza para dentro da casa”, comentou Daniela sobre suas escolhas.

Entre os destaques do ambiente está o espaço onde a banheira está posicionada, com uma claraboia de vidro acima, permitindo a entrada de luz natural no ambiente. O deck de alumínio com cor amadeirada e o mirante de vidro sob o lago existente são algumas das características da Glass House para contemplar o visual do Bosque. 

Estar Noir: o espaço conceituado a noite

O ambiente intimista, assinado pelo arquiteto Rogério Menin, é ousado na escolha dos tons, que prima por conforto sem deixar de lado a sofisticação. “Logo no primeiro impacto, as cores negras formam o fundo para a base de um grande desfile, onde nomes nacionais e internacionais assinam o mobiliário e as obras de arte, que são protagonistas do espetáculo”, enfatizou Menin sobre o seu espaço.

Um dos grandes destaques do ambiente é o estofado Infinito, da marca Natuzzi Itália por Gobbi Novelle. Além de trazer ainda mais elegância para o ambiente, a peça é exclusiva, já que só existem oito unidades dela no mundo, sendo que três estão presentes no Brasil, incluindo a deste ambiente da Mostra.  Outro móvel que se sobressai no projeto é o estofado Dunas,  que é realçado com almofadas artesanais e emoldurado por grandes vãos de vidro que integram com o jardim tropical. Essa integração é quebrada pela transparência da persiana, onde os tons escuros revelam a silhueta elegante do jardim.

Já no teto, está a luminária Volupta assinada por Thomaz Velho, que foi desenvolvida especialmente para o projeto, onde ocupa o lugar de uma “Lua” presente no ambiente Estar Noir. Além disso, o artista veio exclusivamente à Mostra para fazer a instalação da peça.

 Dante Spirit Bar: experiências e conexões

Combinando o equilíbrio entre o espaço de trabalho funcional – o bistrô –  e o conceito da Mostra, a arquiteta Gabriela Pires desenvolveu um projeto para criar experiências. O bistrô faz uma alusão a um parador e traz a ideia de movimento, com ambientes fluidos e cheios de vida. “No DANTE Spirit Bar os ares do bosque permeiam o espaço e conectam os usuários à sua essência. Sons, aromas e texturas criam essa atmosfera”, observou Gabriela.

O espaço contempla um grande lounge, tanto interno quanto externo, que busca causar experiências e conexões incríveis ao usuário. Além disso, o ambiente tem como destaque os painéis de madeira contínuos, aliados à iluminação, que emolduram e oferecem temperatura ao ambiente. As curvas trazem fluidez e o contraste em relação ao espaço através do desenho do gesso, com cortes marcantes que mantêm a simetria no ambiente como um todo.

SERVIÇO

Evento: Mostra Glass Home 2022

Data: de 22 de outubro a 18 de dezembro.

Horários da Mostra para visitação:  terça-feira a sábado: 14h às 20h30 e aos domingos e feriados: 14 às 20 horas.

Funcionamento do restaurante: de terça-feira a domingo, a partir das 11 horas.

Local: R. Almirante Barroso, 241 – Centro, Novo Hamburgo/RS

Realização: Grupo Glass, que também é criador da Revista Glass e do Glass Mall – shopping de arquitetura e decoração que está em obras na cidade e previsto para inaugurar este ano.

Ingresso:  R$ 50,00 a entrada inteira e R$ 25,00 a meia entrada. Ingressos podem ser adquiridos pelo site https://bit.ly/ingressosbosque2022 ou na bilheteria. Para quem quiser visitar somente o restaurante ou a quadra de beach tennis o acesso é gratuito. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nossos Colunistas