Escola temática de ballet infantil

compartilhe:

Idealizadora e professora da escola, Flávia Thais de Abreu tem quatro formações internacionais na área de ballet infantil, além de ser graduada em Pedagogia e Educação Física e pós-graduada em Dança, Educação Infantil e Metodologia do Ensino de Artes.  – Crédito Wéllington Damin

Com investimento de R$ 200 mil, escola temática de ballet infantil é inaugurada em Caxias do Sul e se torna pioneira no país

O Reino Encantado do Ballet Flávia Thais ocupa casa de 250m² que foi transformada para receber alunas de 2 a 8 anos. Referência por sua abordagem de ensino lúdica, professora Flávia Thais de Abreu é a idealizadora do empreendimento que abre no dia 26


Castelo, carruagem, carrossel, arco-íris, escorregador, palco, tutus e sapatilhas. O mundo cor de rosa do ballet ganhará mais diversão e magia com a inauguração da escola de dança infantil O Reino Encantado do Ballet Flávia Thais. Neste sábado, 26 de novembro, o espaço de 250m² capitaneado pela professora Flávia Thais de Abreu – reconhecida nacional e internacionalmente por sua abordagem de ensino lúdica exclusiva – abre as portas às crianças de 2 a 8 anos. A primeira escola temática de ballet infantil do Brasil ocupará uma mansão na Rua Ângelo Trentin, 90, no bairro Panazzolo, em Caxias do Sul (RS).

Com investimento de cerca de R$ 200 mil, o projeto inédito no país foi inspirado no universo encantado da Disney, nas escolas de dança australianas exclusivas para crianças, além das instituições de educação infantil em que Flávia Thais trabalhou ao longo de uma década. Planejado há um ano e meio, os ambientes foram concebidos para serem percebidos pelas crianças. A comunicação é visual e não letrada, devido a faixa etária das alunas.     

O Reino Encantado do Ballet Flávia Thais – Crédito Wéllington Damin

Flávia Thais, proprietária e única professora da escola, explica que devido ao seu método de ensino próprio e embasado nas pedagogias italianas, que reconhecem o espaço como um agente propositor de aprendizado, o Reino Encantado do Ballet foi pensado nos potenciais artísticos de exploração da criança, tornando a experiência nesse ambiente muito mais enriquecedora. A caxiense tem quatro formações internacionais na área de ballet infantil, além de ser graduada em Pedagogia e Educação Física e pós-graduada em Dança, Educação Infantil e Metodologia do Ensino de Artes.

“A escola é um sonho realizado. É gratificante poder ter um espaço tão significativo e que enalteça as crianças, a arte e as possibilidades de momentos para as famílias através do ballet. Não oferecemos aulas, no sentido literal da palavra, que remete apenas a via ensino-resultado. Colocamos nosso foco nos processos, nas interações entre ballet-criança-família, nas possibilidades de aprendizagem, tornando a criança protagonista e a professora uma mediadora de conhecimento. Para nós, o caminho se faz o mais importante, e não a performance competitiva. Acolhemos crianças que queiram, simplesmente, experimentar seu jeito de aprender o ballet e descobrir as possibilidades a partir disso”, explica Flávia, que já atendeu mais de 1,5 mil meninas em uma década.

Para a segurança das bailarinas, cuidados especiais foram tomados no Reino Encantado do Ballet Flávia Thais, como telas de proteção, piso linóleo na sala de dança (antiderrapante e específico para aulas de ballet), além de todos os móveis com cantos em acabamentos arredondados.

A escola foi projetada pela Verum Arquitetura, especializada na área da educação infantil. Os elementos lúdicos foram materializados pelo artista plástico André Gnatta, reconhecido por trabalhos em nível nacional presentes na Bienal de São Paulo, Natal Luz de Gramado e Festa Nacional da Uva.       

Alunas com metodologia exclusiva  

Além do espaço inédito no Brasil, a abordagem de ensino de ballet é própria e exclusiva de Flávia Thais de Abreu. Para as aulas semanais, a professora utiliza histórias, músicas e objetos cênicos como recurso lúdico interligados com a estimulação da expressividade. A cada semana, há um tema condutor do ballet e as famílias são convidadas a participarem com interações, sejam fantasias, objetos ou desenhos sobre ele.

No Reino Encantado do Ballet Flávia Thais cada uma das muitas fases de desenvolvimento infantil são respeitadas. As turmas serão divididas em grupos, de acordo com as idades das bailarinas: Dance Comigo (2 anos), Baby Ballerina (3 e 4 anos), Petite Ballerine (5 e 6 anos) e Grande Ballerine (7 e 8 anos).

As inscrições já estão abertas e a aulas iniciam em fevereiro de 2023. Mesmo antes de inaugurar, metade das vagas já estão preenchidas.     

Ensino individualizado  
A principal premissa da professora Flávia Thais de Abreu está no atendimento personalizado e individualizado de cada aluna. O objetivo está no reconhecimento das potencialidades de cada criança, para ajudá-las em suas sensibilidades.   

“Eu tenho um espírito criador e gosto de tudo que seja pensado exclusivamente para as minhas bailarinas. Esse movimento de sair do óbvio, de estudar novas áreas que possam complementar e de repensar as práticas constantemente é o nosso ingrediente mágico, e, na minha visão, ele é necessário para ensinar crianças na atualidade, onde elas vivem em uma pluralidade infinita de estímulos”, pontua a idealizadora do Reino Encantado do Ballet Flávia Thais.    

Referência nacional e internacionalmente por sua abordagem de ensino própria, a caxiense conta que o ballet, assim como as demais modalidades de dança, ajudam no desenvolvimento integral da criança: biológico, psicológico, sociocultural e existencial.    

“Os movimentos são fatores importantes para as habilidades motoras fundamentais, para o conhecimento a partir do corpo e das experiências vividas e para o desenvolvimento das inteligências múltiplas. A dança também amplia o repertório social e emocional de forma lúdica e vivencial, além de sensibilizar e complementar a exploração da sensorialidade, dos sons, toques, cheiros, cores e gostos”, exemplifica.         

Flávia Thais está atenta as necessidades e individualidades de todas as criança do Reino Encantado do Ballet Flávia Thais.   

“Primeiramente, nós fazemos o mapeamento das necessidades de cada criança/família através de uma entrevista inicial que foi elaborada por uma equipe de psicólogos e pedagogos. Nos meses de fevereiro e março, além do meu atendimento, a criança e a família serão acompanhadas em nossa escola por uma psicóloga, para suporte no acolhimento e adaptação. Posteriormente, se houver necessidade, as bailarinas serão acompanhadas no ballet por uma terapeuta ocupacional para que, gradualmente, conquistem a autonomia e autorregulação para o maior aproveitamento da atividade”, detalha a professora.


MAIS INFORMAÇÕES         
Reino Encantado do Ballet Flávia Thais
  
Endereço:
 Rua Ângelo Trentin, 90, no bairro Panazzolo, em Caxias do Sul          
Telefone/WhatsApp: (54) 9.9168.4467      
Site: www.balletflaviathais.com.br  
Instagram e Facebook: balletflaviathais    

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nossos Colunistas