Lisiane Berti lança livro

compartilhe:

Lisiane Berti. Foto: Sergio Azevedo

Lisiane Berti lança livro “O Ator e sua Verdade – A dor como aliada no processo criativo” em janeiro

Obra é resultado do curso ministrado pela autora nos últimos 11 anos.

A atriz, diretora e dramaturga Lisiane Berti transformou um de seus projetos em livro. Realizado desde 2012, o curso intensivo “O Ator e Sua Verdade” agora está relatado em 208 páginas no livro “O Ator e Sua Verdade – A dor como aliada no processo criativo“, que será lançado oficialmente em janeiro pela editora Z Multi.

A imersão, que já teve mais de 150 participantes ao longo desses dez anos, surgiu em meio a um questionamento da autora, após uma grande perda profissional e pessoal, ela se viu sozinha e indecisa sobre a sua própria verdade.

“A grande destruição de valores, de ideias, as perdas, serviram para uma grande reconstrução interna e, sobretudo, a minha forma de sentir e fazer teatro, que nunca mais foi a mesma, ressignificando as minhas escolhas”, explica Lisiane.

A partir disso, ela pesquisou e formatou o curso para, através de técnicas utilizadas no teatro, passar aos alunos as mesmas inquietudes que a fizeram sair da zona de conforto na descoberta de si mesma.

No livro, assim como no intensivo, ela provoca o leitor a buscar caminhos para, como o título já diz, utilizar a dor como uma aliada no processo criativo. Junto com a autora, outros sete profissionais de diferentes áreas assinam capítulos traçando paralelos dentro de suas especialidades.

O lançamento com sessão de autógrafos será em formato de “palestra show” no dia 11 de janeiro no Teatro Municipal de Canela às 13h30. O evento também terá performances e depoimentos de convidados que já fizeram o curso, exibição do curta-metragem “Criador”, leituras dramatizadas, exposição de acervo fotográfico das aulas pelo olhar do fotógrafo Sergio Azevedo e teasers de espetáculos que foram montados durante estes anos tendo a dor como mote.

Este é o terceiro livro escrito por Lisiane Berti que já lançou Dona Gorda, (Editora Redes, 2013) e O Menino das Nuvens de Algodão (Z Multi Editora, 2019). O livro “O Ator e Sua Verdade – A dor como aliada no processo criativo” será vendido pelo valor de R$ 50.

Intensivo “Você e Sua Verdade” acontece de 20 a 22 de janeiro
Intensivo aberto a qualquer pessoa que não tenha medo de sair ou ampliar sua zona de conforto e expressar suas emoções, o curso terá a primeira edição de 2023 nos dias 20, 21 e 22 de janeiro no ecoparque A Nova Terra, em São Francisco de Paula. 

“São três dias para mergulhar fundo dentro das angústias, medos , frustrações e dores para depois usá-las como material criativo em qualquer profissão, não apenas para artistas. Por isso, desde o ano passado o nome passou a ser “Você e sua verdade”, explica a dramaturga. As inscrições já estão abertas. 

Lançamento e curso também em Porto Alegre
No dia 27 de janeiro é a vez de Porto Alegre receber o lançamento do livro. Além de sessão de autógrafos, no mesmo dia acontece uma edição do intensivo “Você e Sua Verdade” pela primeira vez na cidade.

Em formato pocket, o curso começa às 9h e segue até às 16h30. A partir das 18h, começa o bate-papo sobre a obra e sessão de autógrafos. A programação será no espaço Solar 22 na Rua Souza Lôbo, 70 – Vila Jardim. Interessados em fazer o curso podem agendar pelo telefone (54) 98104.4404.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nossos Colunistas