Se refrescando

compartilhe:

Foto: Halder Ramos

Onças do Gramadozoo fazem natação para refrescar

O Gramadozoo adota uma série de cuidados especiais com os animais na estação mais quente do ano. Além de petiscos congelados, o programa de enriquecimentos ambientais propõe atividades que estimulem os animais com habilidades aquáticas a entrarem na água para garantir o refresco nas altas temperaturas. Para as onças, a equipe técnica colocou uma bola com iscas de carne no lago do recinto. “Nada melhor no verão do que proporcionar enriquecimentos que estimulem os animais a se refrescarem. Com as onças, utilizamos a bola. Nós colocamos carne em alguns compartimentos que existem nela e jogamos a bola no lago. O objetivo é que os animais entrem na água e interajam com a atividade”, explica a bióloga Tathiana Gosaric, responsável técnica do Gramadozoo.

Conforme Tathiana, as ações são desenvolvidas de forma permanente ao longo do ano. “Fizemos ações variadas. No inverno, as atividades buscam manter os animais aquecidos. Já no verão, o objetivo é refrescar. O programa contribui para preservar o bem-estar animal”, afirma.

Além dos enriquecimentos, o Gramadozoo conta com outros mecanismos para combater o calor. Quando está mais quente, os aspersores de água são acionados nos recintos. O zoo possui cisternas que captam água da chuva.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nossos Colunistas