Aparelho nos dentes é só pra deixar bonito?

compartilhe:

Ledo engano. É bem comum algum paciente chegar dizendo que acha que não precisa usar aparelho porque “meus dentes não são tão tortos assim”, ou “eu não acho feio”, ou ainda “eles sempre foram assim, não me incomoda”. E eu sou da opinião de que estética é algo muito pessoal. O que é bonito para um poder não ser para outro. Mas há mais em um aparelho ortodôntico do que o paciente muitas vezes imagina.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) desde 1997 considera a má oclusão um problema de saúde pública, atrás apenas das cáries e dos problemas gengivais. Isso leva a má oclusão, ou seja, uma mordida “errada”, fora do considerado ideal, uma doença. Ou seja, seus dentes tortos vão além do “bonito” ou “feio”. Sua boca está, literalmente, doente.

Claro que, até onde vão as minhas pesquisas, ninguém nunca morreu por causa dos dentes tortos. Mas precisamos pensar na qualidade de vida. Sabe quando alguém abre um pouco mais a boca e ouvimos aquele estalo, igual a quando estalos os dedos? Um dos causadores disso é a má oclusão, e esses estalos não são bons sinais. O bruximos, aquele “apertamento” que pode acontecer especialmente à noite quando dormimos? Ele sozinho já traz problemas, mas quando temos uma má oclusão envolvida as consequências podem ser mais graves.

Além disso, quando os dentes estão apinhados, ou seja, muito apertados ou “encavalados”, é mais provável que haja acúmulo de restos de alimentos e de tártaro, e mais difícil a higienização, em especial o uso do fio dental. Outro exemplo é quando, por exemplo, um dente inferior está mais “para cima” do que os outros. Ele certamente vai tocar nos superiores primeiro, e esse toque prematuro constante leva a desgaste e dor.

Como vimos, há muito motivos para repensar se não é o momento de usar um aparelho ortodôntico. Além de adequar a posição dos dentes, melhorando muitas das coisas que citei acima, ainda deixa o sorriso mais bonito. Só vantagens!

Claro que o aparelho exige cuidados e disciplina do paciente, mas vale à pena quando vemos o resultado final. Estamos no começo de 2023, e nada melhor do que começar um novo ano cuidando da sua saúde e, por que não, da beleza do seu sorriso!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nossos Colunistas