South Summit – Crédito Lenara Petenuzzo
Fábrica de Startups Brasil apresenta Tourism Explorers, nesta quinta-feira, no Gramado Summit
Projeto da aceleradora que tem sede em Gramado e atuação no Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e Chile está com pré-inscrições abertas para startups e empreendedores
Quem estiver pelo Gramado Summit nesta quinta-feira, 13 de abril, terá a oportunidade de conhecer, na prática, uma metodologia que já ajudou mais de 4 mil empreendedores e startups na Europa, Ásia e África. A partir das 13h30, no estande da Secretaria de Inovação de Gramado, os sócios da Fábrica de Startups Brasil, Egon Barbosa, Marcia Ferla e Manoela Moschem, apresentarão o primeiro projeto a ser desenvolvido pela aceleradora europeia que, em março, durante o South Summit Brazil, em Porto Alegre, anunciou uma licenciada brasileira com sede em Gramado. “O Tourism Explorers é um programa de ideação e aceleração em que startups nacionais e internacionais são convocadas a identificar os desafios mais importantes das cidades turísticas e, com o apoio de big techs, endereçar as mais disruptivas e viáveis soluções, potencialmente recebendo funding ou aceleração para implementação”, explica Egon.
O programa é inspirado na versão europeia desenvolvida ao longo dos últimos cinco anos pela Fábrica de Startups em parceria com a Autoridade Turística Nacional de Portugal. “Durante este período, lideramos quase 500 startups e dois mil empreendedores em 236 projetos que beneficiaram de forma significativa o ecossistema do turismo português, uma das maiores indústrias do país”, destaca António Lucena de Faria, fundador e CEO da Fábrica de Startups. Em 2019, o setor atingiu dois dígitos (11,8%) do PIB nacional português, um crescimento que coincide com o período em que a aceleradora, por meio do Tourism Explorers e de suas metodologias proprietárias, liderou a geração e a validação de soluções.
Gramado Summit
A meta é repetir o feito no Brasil e, no futuro, nos demais países da América do Sul. “Queremos começar por Gramado, transformando a cidade em um destino turístico inteligente, alinhado a valores como conveniência, produtividade, sustentabilidade, qualidade de vida e experiência diferenciada para quem visita a cidade”, explica Egon Barbosa, que também é sócio da Fábrica de Startups Portugal e atua como Strategy Advisor da licenciada brasileira. Caberá a Egon, nesta quinta-feira, no Gramado Summit, conduzir uma demonstração de uma das metodologias aplicadas no Tourism Explorers. Experiência é o que não falta: com 29 anos de atuação entre o mundo corporativo e o ecossistema de startups, o gaúcho radicado em Lisboa já desenvolveu inúmeros projetos de inovação em países da Europa, Ásia e África.
Ao lado dele na Fábrica de Startups Brasil estão a empresária Manoela Moschem, que também é CEO da Holy Investimentos e Participações e referência em operações de turismo e entretenimento na Serra Gaúcha, onde é CEO da Vila da Mônica Gramado e presidente da Associação de Parques e Atrações da Serra Gaúcha (APASG); e Marcia Ferla, head de Estratégia e Conexões da Holy, executiva com mais de 30 anos de experiência em estratégias de negócios, marketing e branding em grandes marcas nacionais e internacionais. Na Fábrica de Startups Brasil, Manoela é a CEO e, Marcia, a Chief Operating Officer.
Startups e empreendedores interessados em participar da primeira edição do Tourism Explorers podem conhecer mais sobre o programa e fazer a pré-inscrição pelo site
www.fabricadestartups.com.br.
Sobre a Fábrica de Startups
Com sede em Portugal e atuação na Europa, Ásia, África e América do Sul, a Fábrica de Startups é uma aceleradora que tem como missão ajudar as pessoas a serem empreendedoras de sucesso, contribuindo para a criação de mais e melhores startups. Para tal, promove programas de aceleração, eventos e variadas iniciativas, a partir de metodologias proprietárias, para identificar ideias de negócio, desenhar modelos, criar equipes, descobrir clientes e lançar empresas. Além de proporcionar aos empreendedores a formação adequada e a validação de seus modelos de negócio, a Fábrica de Startups também atua na internacionalização das empresas por meio de sua rede presente em quatro continentes.
No âmbito corporativo, a Fábrica de Startups ajuda as empresas a desenvolver estratégias, cultura e portfólio de inovação por meio de laboratórios de inovação, inovação in house, open innovation, estruturação da área e incubadoras e aceleradoras in house. Muitos programas ocorrem em parceria com startups, unindo o melhor dos dois mundos: a disrupção da startup e o músculo da corporação.
Sobre a Fábrica de Startups Brasil
A Fábrica de Startups Brasil é resultado do projeto de expansão da Fábrica de Startups. A sede fica em Gramado, na Serra Gaúcha, localização estratégica que permite a atuação em cinco países da América do Sul: Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e Chile. O propósito da Fábrica de Startups Brasil é alavancar sonhos de empreendedores e corporações que queiram mudar o mundo, encontrando soluções para problemas reais, frequentes e massivos, gerando benefícios para as pessoas e resultados financeiros para os seus negócios. Um dos principais diferenciais é o foco em mapear problemas importantes de ordem socioeconômica e desenvolver programas que engajem o ecossistema de inovação e comunidades para criar e implementar soluções inovadoras. Interligada com a rede internacional da Fábrica de Startups, oferece uma via fluida de internacionalização de startups e empresas para Europa, Ásia e África.
Serviço
▪ O QUÊ: Apresentação da Fábrica de Startups Brasil e do projeto Tourism Explorers
▪ ONDE: Estande da Secretaria de Inovação de Gramado no Gramado Summit
▪ QUANDO: Quinta-feira, 13 de abril, a partir das 13h30