Corte da 15ª Fenavindima ministrará oficinas de tortéi

compartilhe:

Crédito: Ana Cris Paulus

Atividade gratuita é direcionada para crianças e adolescentes entre nove e 14 anos

Voltadas para crianças e adolescentes de nove a 14 anos, a 15ª Festa Nacional da Vindima promove duas edições da Oficina de Tortéi, nos dias 2 e 9 de março, sempre às 11h, no Auditório da Escola de Gastronomia da UCS. Com duração de aproximadamente uma hora, cada oficina poderá receber até 10 participantes, contando com a rainha Paula Bebber e as princesas Bruna Marini e Caroline Foss Lovison como ministrantes.

De acordo com a rainha Paula Bebber, a sugestão de realização dessa oficina foi da própria corte, por ser a comida preferida das três e pela vontade de compartilhar essa herança gastronômica. “Entendemos que a culinária é uma forma poderosa de conectar gerações e fortalecer laços comunitários. A oficina de tortéi foi vista como uma maneira encantadora de envolver as crianças na cultura local, enquanto aprendem habilidades práticas e valorizam as tradições passadas de geração em geração. Ao ensinar como preparar esse prato, estamos compartilhando não apenas uma receita, mas também transmitindo valores, memórias e um senso de identidade cultural”, afirma.

O apoio da atividade será realizado pela Escola de Gastronomia da UCS, disponibilizando o local para realização das oficinas, além de oferecer assistência por meio de seus professores. Segundo o chef Mauro Cingolani, diretor da Escola de Gastronomia da UCS, essa parceria com a Fenavindima é especial por ser um evento do município que é sede da instituição desde 2004. “É uma oportunidade de divulgarmos nosso nome junto a esse evento que é tão importante, juntamente com a Prefeitura, que é referência no Brasil em âmbito enológico, vitícola e de produtos agrícolas”, observa.

Entre os objetivos da ação está manter as tradições, além de passar adiante a cultura e as técnicas da gastronomia da Itália. “Esse é um dos pratos que, ainda mais nessa região, é considerado símbolo da cultura italiana”, explica Cingolani.

Ainda, a participação nas oficinas é uma oportunidade de demonstrar os costumes italianos também aos turistas. “É uma imersão cultural profunda, que vai além da simples degustação de alimentos. Atualmente, os turistas buscam experiências significativas e, ao participarem dessa vivência, levarão consigo lembranças de bons momentos e criarão memórias e conexões que podem inspirá-los a retornar à Flores da Cunha no futuro”, aponta a rainha Paula.

As inscrições gratuitas devem ser realizadas por meio do link que consta na bio da Fenavindima no Instagram. A Escola de Gastronomia da UCS fica junto ao Parque da Vindima Eloy Kunz (Av. Vindima, 1.000, Bairro Vindima), em Flores da Cunha (RS). A ação também conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Flores da Cunha.

A 15ª Festa Nacional da Vindima será realizada de 22 de fevereiro a 10 de março de 2024, em Flores da Cunha. Nesse ano, a cidade completará 100 anos de emancipação, o que é refletido no tema escolhido para a edição: O Centenário da Colheita.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nossos Colunistas