Você está aqui
Home > #Destaque > “Vidas e Conexões”

“Vidas e Conexões”

O “Vidas e Conexões” é um projeto lindo!

Ele nasceu das nossas observações do dia a dia. Diante de tantas correrias e compromissos, a maioria das pessoas não tem mais tempo para olhar para o lado, para enxergar o próximo e para valorizar aqueles que, com a gente, não só batalham em prol dos objetivos, como também estão ligados à nossa história – direta ou indiretamente.

O projeto tem várias etapas que envolvem ouvir, contar, compartilhar e registrar histórias de pessoas que estabelecem conexões com a gente.

Ele está sendo desenvolvido por alunos de 6° ano do Ensino Fundamental 2 aos alunos de 3° ano do Ensino Médio da escola Cenecista Visconde de Mauá – Gramado.

Dentre as etapas, em uma manhã de setembro, haverá pessoas da comunidade que irão à escola para dividir sua trajetória de vida com a gurizada. São pessoas que têm uma relação muito próxima com a comunidade e que, à sua forma, auxiliaram na construção de sonhos e contribuíram para que, hoje, tenhamos certas visões sobre determinados aspectos. Esses convidados atuaram ou atuam nas mais diversas áreas: educação, saúde, política, religião… Nesse dia, todas as turmas do turno da manhã receberão um convidado com quem eles estabelecerão conexões!

Em uma manhã de outubro, todas as nossas oito turmas do turno da manhã visitarão asilos da região de Gramado, Canela e Três Coroas. Além do carinho e do acolhimento, também levaremos algumas doações aos idosos. Nesse encontro de gerações, queremos compartilhar abraços, sorrisos e histórias – conexões entre as idades e as experiências de vida. Para essa etapa, já contamos com o apoio de três empresas de transporte / turismo da cidade. E estendemos o convite a outras empresas da região que queiram participar com a gente dessa conexão de vivências e doações!

Duas das etapas desse projeto serão publicadas em nosso perfil do Intagram – @vidaseconexoes. O perfil iniciou com a postagem da equipe de funcionários que, juntamente com o corpo docente, desempenham papel fundamental na estrutura escolar. Afinal, uma escola é feita de alunos, professores, funcionários e famílias que, juntos, buscam o que há de melhor para a formação de nossos jovens. Essa etapa, no momento, está registrando os alunos da turma de 1º. Ano do Ensino Médio e interagindo com os mais de 1000 seguidores do perfil do projeto. A segunda etapa de registro fotográfico foi organizada de modo que cada turma registre um grupo diferente de integrantes das conexões diárias: famílias, idosos, crianças, animais de estimação, profissionais, ex-alunos, amigos, estranhos. Essas imagens também deverão ser acompanhadas de pequenas histórias de quem foi registrado.

A etapa final do projeto ocorrerá em novembro, com uma exposição de fotografia na Sociedade Recreio Gramadense. Nessa data, serão apresentadas, de forma impressa, as imagens dos alunos e os registros por eles feitos a partir da solicitação dada a cada turma.

Diariamente, estabelecemos conexões com o mundo, com a vida. Nosso objetivo com esse projeto é valorizar essas pequenas ligações, transformá-las em algo único; queremos que as pessoas atentem para os menores detalhes, para qualidades ímpares; queremos que as pessoas se olhem e se enxerguem! Se conheçam e conheçam o próximo. Queremos pessoas conectadas com histórias, olhares, palavras e sorrisos.

……………………………………………………………………………………………………………………………………………………………….

Em uma sociedade pautada em relações líquidas e onde as pessoas estão desconectadas de seu entorno, mas presas às redes sociais, o projeto “Vidas e Conexões” se propõe a exercitar o olhar dos alunos em direção ao outro, aprendendo a escutar histórias e a trocar experiências com pessoas mais velhas, com idosos, com gente de vivências de diferentes tipos.

O projeto, estruturado em cinco etapas, envolve todos os alunos do turno da manhã do Colégio Cenecista Visconde de Mauá – Gramado, portanto, turmas de 6° Ano ao 3° Ano do Ensino Médio.

A etapa 2, atualmente em curso, refere-se à publicação de imagens dos próprios alunos, acompanhadas de pequenos textos descritivos, as legendas.

As demais etapas envolvem rodas de conversa com pessoas que desenvolveram suas trajetórias de vida em diferentes espaços da cidade; visita a asilos de Gramado e região; novas publicações no perfil do Instagram (dessa vez de pessoas ligadas – ou não – à vida dos alunos e, por fim, uma exposição de fotos na Sociedade Recreio Gramadense no mês de Novembro.

Equipe de professores do “Vidas e Conexões”:

Sabrina Vieira, profe de Ciências 6° ao 9° ano

Sabrina Sironi, profe de Biologia Ensino Médio

Denise Kleine, profe de História e Sociologia 6° ano ao 3° ano do Ensino Médio

Pedro Lazaretti, profe de Geografia 6° ano ao 3° ano do Ensino Médio

Tati Cabistani, profe de Língua Portuguesa, Literatura e Redação 9° ano e Ensino Médio.

Notícias Similares

Deixe uma resposta

*

Topo