O evento Losar terá culinária tibetana para o grande público
Ogyen e Adriana Shak, responsáveis pelo Espaço Tibet, o 1º Restaurante Tibetano do Pais, e que fica em Três Coroas, sempre promoveram um evento para comemorar Losar – ano novo tibetano no restaurante, para um número reduzido de pessoas e, neste ano, farão uma grande comemoração no centro da cidade, na Praça Affonso Saul, nos dias 5 e 6 de março, das 10h às 18h.
Além dos sabores do Losar, apresentações culturais, com danças e música, e uma decoração que vestirá lindamente o centro de Três Coroas estão sendo preparados.
O Chef Ogyen Shak, já está trabalhando nos preparativos da gastronomia do evento, quando a culinária tibetana típica vai estar presente com pratos que não podem faltar nas festas e celebrações do Tibet.
Os momos, prato bastante típico, consiste em trouxinhas cozidas no vapor, com massa feita a base de farinha, água e especiarias tibetanas, recheados com carne, legumes e batata, salteados na manteiga para que fiquem crocantes e suculentos. “Cada momo é único, pois é preparado e fechado manualmente com o mesmo carinho e cuidado que uma mãe tem na criação de seus filhos, que também são únicos. Por isso, em minha família, os momos sempre foram considerados “um carinho de mãe” comenta Ogyen.
Os Khapsés, tradicionais biscoitos tibetanos não poderiam faltar. Preparados a base de farinha, açúcar e manteiga, com formato de “nó Infinito” nos lembra de que tudo o que existe no mundo está conectado de alguma forma e celebra as conexões positivas tão necessárias para que possamos desfrutar de uma vida plena e bem-sucedida. Haverá também os kapsés butaneses, país vizinho ao Tibet, que compartilha de uma cultura bastante similar.
A Sopa Tibetana, que é preparada a base de carne, legumes, vegetais e massa em bolinhas, faz parte do dia-a-dia dos tibetanos que vivem no país que é considerado o teto do mundo, com as mais altas montanhas da terra. As baixas temperaturas favorecem a degustação da tugpa, a sopa preferida do Matchen (Chef) Ogyen Shak, que se dispôs a ensinar voluntários da APAE de Três Coroas a prepararem a Tugpa, que estará disponível no estande da APAE.
O Desi, arroz doce a moda tibetana, que é preparado a base de arroz basmati, um tipo de arroz bastante consumido nos Himalaias, uva passa, castanhas de caju e levemente adoçado com açúcar, é normalmente servido em pequenos bowls (tigelas) e degustado para receber com doçura e alegria o novo ano que se inicia. O Chef Ogyen estará preparando o Desi numa Oficina Gastronômica que irá ocorrer no domingo, 6, às 12h. As inscrições são gratuitas e na hora.
Um atrativo a parte será a Tchan – cerveja tibetana artesanal, produzida a base de arroz, água e fermento orgânico. A bebida é adorada pelos tibetanos e é indispensável no Losar, com um sabor bastante peculiar e exótico, a Tchan este ano está sendo preparada pela butanesa Ugyen Lhamo, que mora nas proximidades do Espaço Tibet. “Por ser um processo totalmente artesanal, por vezes a Tchan “desanda”. Quando ela é preparada para o Losar, seu sabor dá indícios de como será o ano. A Tchan deste ano está deliciosa” comenta Ugyen Lhamo que é uma expert em Tchan de Arroz. Devido a dificuldade de conseguir o fermento utilizado na receita, que vem direto dos Himalaias, este ano a quantidade de tchan será limitada.
O Chef Ogyen, em parceria com a Cervejaria Serra Grande, também está desenvolvendo uma cerveja especialmente para o evento.
O Losar – ano novo tibetano é uma realização da Shak Produções, com apoio da Prefeitura Municipal de Três Coroas e Espaço Tibet.