Primeira escola temática de ballet infantil

compartilhe:

Referência nacional no ensino de ballet infantil, professora caxiense Flávia Thais de Abreu é a idealizadora da escola Reino Encantado do Ballet Flávia Thais      Crédito: Cláudia Valentini

Primeira escola temática de ballet infantil do Brasil será inaugurada ainda neste ano na Serra Gaúcha

Casa de 250m², no bairro Panazzolo, em Caxias do Sul, será transformada em castelo para receber o Reino Encantado do Ballet Flávia Thais. Projeto idealizado pela professora Flávia Thais de Abreu, referência nacional na área, tem a assinatura da Verum Arquitetura e cenografia do artista plástico André Gnatta

Caxias do Sul será a primeira cidade do Brasil a receber uma escola de dança temática exclusiva para crianças. O Reino Encantado do Ballet Flávia Thais ganhará vida em uma casa que será transformada em castelo no bairro Panazzolo. Inspirado nas características lúdicas da própria marca, em escolas de dança da Austrália e no universo mágico da Disney, o espaço de 250m² está passando por reformas e a previsão é que elas sejam concluídas até o fim de novembro. A novidade foi anunciada neste sábado (24), em uma live nos perfis oficiais da escola (@balletflaviathais).

O endereço planejado há mais de um ano pela professora caxiense Flávia Thais de Abreu, que é referência nacional no ensino de ballet infantil, foi pensado para ser percebido pelas crianças. A comunicação será visual e não letrada, devido a faixa etária das alunas, que vai dos 2 aos 8 anos. Outro cuidado especial que será adotado nos ambientes é em relação à segurança, com telas de proteção, piso linóleo na sala de dança – antiderrapante e específico para aulas de ballet – e todos os móveis com cantos em acabamentos arredondados.

A escola está sendo projetada pelas arquitetas Camila Sirtori e Gabriela Esteves Lampert, da Verum Arquitetura, especializada área da educação infantil. Os elementos lúdicos desenhados pelo escritório estão sendo materializados pelo artista plástico André Gnatta, reconhecido por trabalhos em nível nacional presentes na Bienal de São Paulo, Natal Luz de Gramado e Festa Nacional da Uva.

Inspirado em escolas de dança da Austrália e no universo mágico da Disney, o Reino Encantado do Ballet Flávia Thais terá comunicação visual e não letrada, devido a faixa etária das alunas, que vai dos 2 aos 8 anos   . Crédito: Verum Arquitetura/Eduarda Menezes, divulgação

“A dança pertence a uma das múltiplas linguagens. No nosso Reino Encantado do Ballet pensamos numa infância que propõe o desenvolvimento integral, inspirada nas pedagogias italianas e em uma compreensão humanista e experiencial de construção dos sujeitos. Nosso foco não é na performance, em competição. Somos um espaço para as crianças experimentarem e construírem suas memórias dançantes. Acredito que o ballet é um canal para que a criança se ligue ao seu corpo e à arte, construindo um senso de si, da sua força física e emocional”, explica Flávia Thais.

A professora e idealizadora da escola tem quatro formações internacionais na área, é graduada em Pedagogia e Educação Física e pós-graduada em Dança, Educação Infantil e Metodologia do Ensino de Artes. Também ministrou inúmeros cursos pelo Brasil e é embaixadora internacional da ONG Traveling Tutus.

Em nove anos de atuação em escolas de danças parceiras e em redes de ensino infantil de Caxias do Sul, Flávia Thais foi professora de ballet de mais de 1,5 mil bailarinas.

Modelo de ensino exclusivo

Além do espaço inédito no Brasil, a abordagem de ensino de ballet é própria e exclusiva de Flávia Thais de Abreu. Para as aulas semanais, a professora utiliza histórias, músicas e objetos cênicos como recurso lúdico interligados com a estimulação da expressividade.

“Cada semana temos um tema condutor do ballet e as famílias são convidadas a participarem com interações, sejam fantasias, objetos ou desenhos sobre ele. Por meio desses elementos, valorizamos os conhecimentos prévios das crianças sobre as temáticas e a diversidade de recursos pedagógicos que aumentam as possibilidades de movimentações e conduções dançantes”, afirma a especialista.
No Reino Encantado do Ballet Flávia Thais cada uma das muitas fases de desenvolvimento infantil são respeitadas. As turmas serão divididas em grupos, de acordo com as idades das bailarinas: Dance Comigo (2 anos), Baby Ballerina (3 e 4 anos), Petite Ballerine (5 e 6 anos) e Grande Ballerine (7 e 8 anos).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nossos Colunistas